RMVale

Especial: Um legado de excelência e compromisso com o futuro da medicina

Dr. Celso Abrahão fala do seu trabalho, projetos e sonhos

Escrito por Samantha Pinto

02 DEZ 2023 - 18H00

Divulgação

Desde 1987, o médico cirurgião Celso Abrahão, 64, tem desempenhado um papel ativo no Vale do Paraíba, trabalhando para o avanço da Oncologia e buscando proporcionar uma acessibilidade cada vez maior dos pacientes às melhores práticas médicas.

Leia a Metrópole Magazine

Nascido em Jacareí, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 1982, com residência em Cirurgia Geral no Hospital Jaraguá em São Paulo, nos anos de 1983 a 1984.

Posteriormente, dedicou-se à residência em Cirurgia Oncológica no Hospital AC Camargo de 1984 a 1987, com título de Membro Emérito da Sociedade Brasileira de Cancerologia. “Atualmente, faço parte da Diretoria do COE - Oncologia e Doenças Autoimunes, onde desenvolvemos um modelo de gestão e cultura organizacional. Nossa meta é tratar todos os nossos pacientes e seus familiares com muito carinho. O COE completou mais de 30 anos de atuação no Vale do Paraíba. Estamos presentes em Jacareí, São José dos Campos e Taubaté. Além disso, fazemos parte do Serviço de Oncologia do Hospital Pio XII, o maior da região” comenta Dr. Celso Abrahão.

Para além do compromisso assistencial que a equipe e o Dr. Abrahão possuem, tanto na medicina pública quanto privada, é mantido um Instituto de Ensino e Pesquisa voltado para a disseminação do conhecimento, por meio de inúmeros eventos educacionais e campanhas durante todo o ano.

No setor tecnológico, foi desenvolvida a Rede Carinho, um serviço dedicado ao auxílio de pessoas com suspeita ou confirmação de câncer. Este serviço busca oferecer agilidade e segurança em todas as etapas de diagnóstico e tratamento. Em 2023, tiveram duas conquistas significativas. A Acreditação ONA 3 - Nível de Excelência e a formalização de uma colaboração estratégica com o A.C. Camargo Câncer Center, o principal serviço de Oncologia da América Latina.

Essa parceria inovadora abrirá diversas oportunidades para o avanço da Oncologia em toda a região do Vale do Paraíba, trazendo benefícios para milhares de pessoas. “Durante toda a minha vida, eu soube reconhecer e respeitar meus grandes mestres, começando pelos meus pais.

Sempre tive muito apreço pelos meus professores e sou-lhes eternamente grato. Tenho muita gratidão pelos meus mestres na área da medicina, os quais me ensinaram a ouvir os pacientes, a examiná-los com respeito, a compreender suas necessidades e angústias. Em grande parte, esses ensinamentos não foram adquiridos em aulas formais ou nos textos dos livros, mas sim através do exemplo diário dos nossos mestres” disserta o médico.

Apreciador de leitura e filmes, especialmente os clássicos, o Dr. Celso Abrahão diz ter uma rotina simples em sua vida pessoal. “Gosto de receber amigos para conversas agradáveis, acompanhadas de uma refeição que tento preparar da melhor forma possível”. Um dos grandes desejos de Abrahão é continuar concretizando projetos que contribuam para a área da medicina.

“Apesar dos cabelos brancos, ainda tenho alguns sonhos a realizar em projetos profissionais, como, por exemplo, tornar cada vez mais acessíveis as melhores práticas médicas para pessoas com câncer. Para alcançar isso, estamos trabalhando em Linhas de Cuidado e Jornadas de Diagnóstico e Tratamentos que sejam sustentáveis e socialmente justos.”

Os princípios e valores norteiam uma carreira de sucesso. “Em minha visão, o mundo está carente de otimismo, generosidade, fraternidade e fé. Tenho certeza de que, ao equilibrarmos melhor esses valores, mais portas e oportunidades se abrirão para todos nós!”, finaliza.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Pinto, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...