RMVale

Estado regride a RMVale para fase vermelha

Novas regras passam a valer na próxima segunda-feira (25)

Escrito por Meon

22 JAN 2021 - 13H13 (Atualizada em 22 JAN 2021 - 13H15)

Governo de SP

O Governo Estadual determinou que a RMVale volte para a fase vermelha do Plano São Paulo, a mais dura do plano de contingência. O anúncio aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (22) e as novas regras passam a valer na próxima segunda-feira (25).

A regressão é devido ao avanço do vírus na região, em janeiro o número de casos confirmados teve um aumento acelerado. Nesta quinta-feira (21), a RMVale ultrapassou dos 100 mil casos confirmados de Covid-19 e já bate 2 mil mortes pela doença desde o início da pandemia há dez meses.

De acordo com o Coordenador executivo do Centro Contingência da Covid-19 , João Gabardo “A presença dos leitos de UTI não significa que não tenhamos muitos óbitos, mesmo tendo o melhor atendimento possível, o melhor leito e os melhores profissionais. A realidade está nos mostrando isso. São Paulo apresenta neste momento um óbito a cada seis minutos”, disse.

Na fase vermelha, apenas serviços essenciais devem funcionar como farmácias, supermercados, padarias e outros. Lojas de conveniência podem funcionar, mas venda de bebidas alcóolicas podem acontecer das 6h até às 20h. Bares, restaurantes e comércios não essenciais ficam fechados. Eventos também não podem ser realizados.

“Precisamos frear a propagação do vírus e o Centro de Contingência entende que a melhor maneira de se fazer isso é através da mudança do comportamento da população. Essa mudança parte de cada um de nós, mas também é uma mudança coletiva”, disse Paulo Meneses, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19.

Durante a coletiva, o governador do estado ressaltou que vai cuidar da população paulista. “São Paulo não vai ceder, São Paulo vai proteger”, afirmou Doria.

Na semana passada, o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), já havia adiantado que o Governo Estadual poderia retroceder a região, por isso, ele adiantou a fase vermelha na cidade.

O que fecha:

• Shoppings

• Comércio

• Bares

• Restaurantes (apenas delivery e drive-thru)

• Academias de esporte

• Salões de beleza e barbearias

• Eventos e atividades culturais

• Demais atividades que gerem aglomerações

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.