RMVale

Governo de SP lança Olimpíada Estadual de Redação

Projeto vai premiar estudantes escritores

Escrito por Meon

11 JUN 2024 - 10H16 (Atualizada em 11 JUN 2024 - 11H25)

Divulgação/Governo de SP

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) acompanha a quantidade de redações criadas pelos alunos da rede e corrigidas por seus professores através da ferramenta Redação Paulista. 

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Até a última semana de maio, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio produziram mais de 4,6 milhões de textos, todos revisados pelos docentes. A Seduc-SP agora planeja para o segundo semestre a primeira Olimpíada Estadual de Redação, onde a ferramenta Redação Paulista ajudará a classificar os "jovens escritores", que serão premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze.

O número de redações produzidas neste ano já é 41,7% superior aos textos produzidos e corrigidos em todo o segundo semestre do ano passado.  

Ferramenta de redação e inteligência artificial

Desde o fim do ano letivo de 2023, os professores da rede têm o suporte de uma assistente de correção virtual para auxiliar na revisão dos textos dos alunos, visando aprimorar suas habilidades de leitura e escrita.

Os alunos, ao subir seus textos na ferramenta, contam com um corretor ortográfico e gramatical. Eles precisam reescrever, corrigir os erros e enviar a redação ao professor. A plataforma automaticamente verifica critérios avaliativos obrigatórios, como coerência, argumentação e adesão ao tema. O professor valida cada um desses critérios e dá a nota final.

Na Olimpíada, o processo será semelhante. Inicialmente, os alunos criarão redações na ferramenta, com a primeira etapa de correção apoiada pela inteligência artificial e confirmação do professor.

Em cada escola, os 10% melhores estudantes passarão para a etapa seguinte, onde suas redações serão avaliadas por uma banca da Seduc-SP composta por professores de Língua Portuguesa e Redação, formados em Letras.

Na etapa seguinte, 5% dos alunos de todas as cidades paulistas com escolas estaduais serão classificados. Finalmente, os 5% melhores estudantes de toda a rede serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.