Ilhabela é a cidade da RMVale com o maior número de estrangeiros residentes
Ivan Misael/PMI
Ilhabela é a cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte que registra o maior índice -em número de habitantes- de estrangeiros residentes, segundo dados do último censo (2000-2010) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Nos últimos 14 anos, o número de estrangeiros que vive em Ilhabela praticamente dobrou. Em 2000, a cidade registrava 110 pessoas e, atualmente, cerca de 219 pessoas nascidas no exterior vivem no arquipélago que possui 28 mil habitantes.
O próprio secretário de Turismo de Ilhabela, traz no nome uma prova da tendência. "Os estrangeiros vêm pra cá em busca de qualidade de vida. Deixaram cidades do interior e metrópoles para morar em Ilhabela. Nesse contexto, temos desde jovens até pessoas com mais de 60 anos, aposentados", conta Harry Finger, brasileiro e filho de romenos.
"Também tem pessoas que vêm passear na cidade e ficam encantados pela beleza e tranquilidade de Ilhabela", completa Harry Finger. Com a Copa do Mundo, esse número pode crescer ainda mais, já que a expectativa do setor turístico da cidade é que, depois da primeira fase do Mundial, cresça o fluxo de visitantes estrangeiros.
Pós-Copa
Segundo a Secretaria de Turismo de Ilhabela a partir de 28 de junho, quando termina a primeira fase da Copa do Mundo, muitos dos “turistas torcedores” vão estar mais livres para conhecer outras cidades -já que 16 seleções vão estar eliminadas do Mundial. O arquipélago já começou a receber turistas russos, colombianos, mexicanos e chilenos.
“Uma grande parte dos torcedores estrangeiros que já acompanhou os jogos de suas seleções em diferentes estados a partir da segunda fase do Mundial deve visitar destinos turísticos para aproveitar a oportunidade de sua estada no Brasil”, explica Harry Finger.
Cidades da RMVale
São José dos Campos é a segunda cidade da RMVale na lista do IBGE e possui 2.824 estrangeiros, o equivalente a 0,45% da população. Na sequência aparecem Taubaté, com 683 e Jacareí, onde moram 469. O IBGE não divulgou a nacionalidade dos estrangeiros.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.