RMVale

Jacareí lança aplicativo para deficientes visuais no transporte público

App proporciona mais autonomia, praticidade e segurança

Escrito por Meon

27 MAR 2024 - 13H29 (Atualizada em 27 MAR 2024 - 13H34)

Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí anunciou o lançamento e implementação do aplicativo Cittamobi Acessibilidade no transporte público do município, destinado exclusivamente a pessoas com deficiência visual. Este aplicativo tem como principal objetivo proporcionar autonomia aos indivíduos que encaram a vida de uma maneira diferente, garantindo-lhes o direito essencial de se locomover com segurança.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Edinho Guedes, Secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, destaca: "O Cittamobi Acessibilidade complementa nossos esforços em busca de um transporte público de qualidade, inclusivo e acessível. Esta iniciativa visa promover maior independência e facilidade de deslocamento para os usuários com deficiência, que têm os mesmos direitos de desfrutar dos espaços da cidade, incluindo o transporte público."

O aplicativo oferece funções ativadas por comandos de voz, conhecidos como VoiceOver, com suporte de assistente virtual. O sistema emite alertas sobre os ônibus próximos à parada selecionada, avisa quando o ônibus está chegando ao ponto de destino escolhido, indica o momento exato para o passageiro desembarcar e fornece informações sobre os locais pelos quais o veículo está passando durante o trajeto.

Além disso, por meio de comandos de voz, os usuários podem programar locais de preferência, como casa ou trabalho, criar rotas específicas e salvar offline o caminho de volta, em caso de falta de conexão com a internet. O aplicativo também oferece previsão do tempo de espera e um roteirizador para determinar a melhor rota entre dois pontos na cidade.

O aplicativo foi desenvolvido por Luiz Eduardo Porto, um engenheiro de software cego, que concebeu a solução para superar suas próprias dificuldades de locomoção diária. "Ele trouxe independência não apenas para mim, mas para todos que necessitam. É exercer o direito à cidadania com autonomia e melhorar a qualidade de vida por meio da tecnologia", explicou Porto.

Além das funcionalidades relacionadas ao transporte público, o aplicativo também inclui modos para "andar de carro", fornecendo alertas sobre ruas e cruzamentos, "viagem", indicando o momento de embarque e desembarque, e "a pé", para locomoção em espaços abertos, permitindo a memorização de obstáculos ao longo do percurso frequente da pessoa.

Emanuele Cassimiro, CPO da Cittamobi, conclui: "Este aplicativo representa inclusão e inteligência urbana. Estamos fazendo a diferença na vida dos jacareienses, proporcionando-lhes acesso a uma mobilidade urbana acessível e uma experiência de deslocamento superior."

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado para dispositivos Android e iOS, além de estar disponível online, sem a necessidade de download.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.