RMVale

Jacareí realiza ‘VII Caminhada em Favor da Luta Antimanicomial’

Evento será nesta quinta-feira (15)

Escrito por Meon

14 MAI 2025 - 10H36

Divulgação

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, na quinta-feira (15), a ‘VII Caminhada em Favor da Luta Antimanicomial’. O evento remete ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, que promove a conscientização e discussão sobre a extinção de manicômios como um meio de tratamento psiquiátrico no Brasil.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

A caminhada, que é aberta ao público, terá como ponto de partida o Parque dos Eucaliptos (Av. Nove de Julho, s/n, Centro), a partir das 8h30. O local de chegada será o Pátio dos Trilhos (Praça Raul Chaves), onde estarão expostos diversos trabalhos realizados nas oficinas terapêuticas dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e também apresentações artísticas de pacientes.

CAPS

A política do CAPS é fruto de um longo processo de luta social que culminou com a reforma psiquiátrica, em 2001. O perfil de cuidado dos CAPS segue a linha dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como principal base a universalidade, equidade e integralidade. Esse modelo vem substituindo progressivamente os manicômios, que são norteados por princípios excludentes, opressivos e reducionistas, e incentivando o convívio com a família e a comunidade.

+ Leia mais notícias da RMVale

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.