A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover, no próximo sábado (7), o ‘Dia D de Multivacinação’. A ação será realizada em todas as unidades de Saúde do município (exceto Pagador Andrade e UBS Central), das 8h às 17h, e tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
Seguindo as diretrizes da Campanha Nacional de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, estarão disponíveis, nas Unidades de Saúde, os imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.
Importância da Imunização
A atualização da caderneta de vacinação aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
“A queda na vacinação de crianças e adolescentes, em todo o Brasil, é preocupante. A vacinação em massa é fundamental para evitar que doenças já erradicadas voltem a aparecer. As nossas últimas campanhas foram um sucesso, aguardamos que o público compareça também neste sábado”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.
Queda da Vacinação no Brasil
A queda da cobertura vacinal é uma questão de saúde pública que tem afetado populações de diversos lugares do mundo. No Brasil, teve início em 2012, acentuando-se a partir de 2016, e sendo agravada, ainda mais, pela pandemia de Covid-19.
A baixa cobertura vacinal no país deixa a população infantil exposta a doenças que antes não eram mais uma preocupação, como o sarampo, que foi erradicado em 2016 e, em 2018, voltou para a lista de doenças no Brasil. Além do sarampo, outras doenças que correm o risco de voltar a acometer as crianças são a poliomielite, a meningite, a rubéola e a difteria.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em abril deste ano, no Brasil, quase 26% da população infantil não recebeu nenhuma dose de vacina em 2021. Imunizantes essenciais, como a BCG, a tríplice bacteriana e contra a hepatite B e a poliomielite, estão com taxa de cobertura menores que as médias mundiais.
Rússia diz que negociações dependem da Ucrânia e de ação dos EUA
Peskov afirmou que fim da guerra ainda depende de Kiev, do campo de batalha e da mediação americana
SJC: Frio aumenta casos de gripe
Prefeitura recomenda que sintomas leves sejam tratados nas UBSs
Fluminense elimina Inter de Milão do Mundial
Tricolor avança às quartas com gols de Cano e Hércules
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.