RMVale

Metalúrgicos da Sonaca entram em greve nesta terça (16)

Paralisação é contra mudança no plano de saúde

Escrito por Meon

16 ABR 2024 - 08H39

Divulgação/Sindicato

Os trabalhadores da Sonaca, empresa do segmento aeronáutico e parceira da Embraer, entraram em greve, na manhã desta terça-feira (16), contra as mudanças impostas pela direção da empresa no plano de saúde. A paralisação, votada por unanimidade, é por tempo indeterminado.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José, o estopim para a greve foi a piora no plano de saúde e que a fábrica impôs o pagamento de coparticipação, que faz com que o usuário pague uma taxa a cada consulta, exame ou outro procedimento médico, sem a negociação com o Sindicato e sem ouvir os operários.

“É uma vergonha a postura da Sonaca, que paga baixos salários e quer acabar com um direito adquirido reduzindo ainda mais o holerite dos trabalhadores no final do mês. Queremos o fim da coparticipação e a melhora no convênio, bem como nos salários e direitos. Seguimos fortes”, disse o diretor do Sindicato José Eduardo Gabriel, o Bob.

Para o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, a mobilização denuncia as péssimas condições enfrentadas pelos trabalhadores que fabricam peças para aviões na região.

“Com a liderança do Sindicato, os metalúrgicos da Sonaca vão à luta por seus direitos. É inconcebível que eles produzam aviões, cuja venda é financiada com milhões pelo governo brasileiro por meio do BNDES, recebam um salário de fome e ainda sofram ataques no plano de saúde. Vamos pra cima”, afirmou Weller.

Nesta segunda (15), um trabalhador foi socorrido e levado ao hospital por um carro de aplicativo, por conta do corte da ambulância que atendia os funcionários. O colaborador acabou falecendo por complicações da doença e foi homenageado pelos trabalhadores e pelo Sindicato.

A Sonaca emprega cerca de 800 trabalhadores.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.