RMVale

“O esporte é uma ferramenta que implementa valores”, destaca Renato Santiago em entrevista ao Meon Esporte

O ex-atleta e atual vereador de São José dos Campos concedeu entrevista ao programa nesta sexta (30).

Escrito por Gabriel Campoy

01 MAI 2021 - 15H24 (Atualizada em 01 MAI 2021 - 15H41)

Divulgação

O Meon Esporte recebeu nesta sexta-feira (30) o ex-jogador do São José Esporte Clube e atual vereador da cidade de São José dos Campos, Renato Santiago. Entre histórias sobre a época de atleta e o cotidiano como esportista profissional, o ex-atacante aproveitou também para falar de uma de suas principais bandeiras enquanto membro da câmara legislativa municipal: o incentivo à prática de esportes

“O esporte é um instrumento que transmite disciplina, que implementa valores, ensina-se a ganhar e a perder, trabalhar em equipe, todas as ferramentas das quais necessitamos no dia-dia em qualquer profissão. Tudo isso nós aprendemos através do esporte”, disse o ex-jogador

Ele ainda aproveitou para falar sobre o projeto “Escola Ativa”, programa desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, que contou com a colaboração do atual vereador.

“Eu cresci ao lado de dois garotos que, assim como eu, não tinham muitas condições. Eu parti para o lado do esporte e eles foram para o lado dos crimes e das drogas. Sempre conto isso em minhas palestras nas escolas que vou. O projeto Escola Ativa, que nós criamos, é para que isso não venha acontecer mais. Nas áreas de vulnerabilidade social da cidade nós temos diversos casos de meninos sendo iniciados no mundo das drogas. O programa permite que essas crianças treinem e pratiquem esportes. Eles recebem uniformes, disputam competições e tudo mais. Contudo, o programa exige uma contrapartida dos alunos. É necessário boas notas e bom comportamento”, afirma Renato.

E o resultado, segundo ele, aos poucos começou a aparecer. De acordo com o vereador, os alunos que eram os “mais bagunceiros” da turma, começaram a vir até ele e testemunhar a real situação da qual viviam.

"Após as minhas palestras, aqueles alunos que mais davam trabalho começaram a vir até mim e contar a realidade da qual vivem em suas famílias. São diversos casos. Desde pais presos, até irmãos que roubam a televisão de casa para comprar droga. Nosso foco é que eles não sigam o mesmo caminho", concluiu.

Segundo Renato Santiago, o programa sofreu uma pausa no período da pandemia de Covid-19, mas que, em números, são mais de 6 mil alunos atendidos e participando diretamente nas mais de 40 escolas do município.


Meon Esporte

O Meon Esporte é o programa esportivo semanal do Grupo Meon. Toda sexta-feira, das 19h30 às 21h, o apresentador Reinaldo Moreira, em conjunto com o comentarista Marcelo Bianconi e o repórter Gabriel Campoy, recebem jornalistas, atletas, dirigentes e muitas outras personalidades do esporte regional, nacional e internacional.

Confira o programa da última sexta-feira (30) na íntegra.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.