RMVale

Pesquisador confirma 2º ataque de tubarão em praia de Ubatuba

Idosa de 79 anos foi mordida por tubarão na Praia Grande; esse é o segundo ataque em menos de 15 dias

Escrito por Meon

18 NOV 2021 - 09H34 (Atualizada em 18 NOV 2021 - 12H28)

No último domingo (14), uma idosa de 79 anos foi mordida na panturrilha por um tubarão na Praia Grande, em Ubatuba. O pesquisador Otto Bismark Gadig, da Unesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") confirmou o 2º ataque de tubarão em menos de 15 dias em praia de Ubatuba.

O primeiro incidente com tubarão aconteceu no dia 3 de novembro na praia do Lamberto.

Segundo Otto Bismark, as características da mordida, que provocou um ferimento de mais de 20cm na idosa, remetem a duas espécies: tubarão-tigre e cabeça-chata. O pesquisador também informa que a presença destes animais na costa do estado não deve ser considerada anormal.

De acordo com Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta, apesar da proximidade entre os dois incidentes no Litoral Norte, a probabilidade de um novo ataque do animal é muito improvável. "Estamos aqui acompanhando o mar da região há mais de 30 anos, e em todo esse período nunca houve um registro de incidente de tubarão que a gente tenha tido notícia", afirmou Hugo.

"O objetivo do tubarão não é comer gente, é comer peixe, acontece que no caso do turista francês que estava nadando ao lado de um cardume de peixes, ele acabou se confundindo e mordeu a perna dele. Neste outro caso da Praia Grande, ele mordeu a perna de uma senhora que estava parada, e ele deu uma mordida e não levou tecido", completou.

O Presidente do Instituto também alerta sobre o risco de entrar com ferimentos no mar. "Isso também pode ser válido para mulheres que estão em período de menstruação. As pessoas também devem evitar entrarem sozinhas na água, usar objetos brilhantes, pois isso atrai não só peixes como também os tubarões". 

Segundo a prefeitura de Ubatuba, a idosa foi socorrida para a Santa Casa do município, onde tratou o ferimento e foi liberada. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.