Por Bruna Oliveira Em RMVale Atualizada em 10 NOV 2021 - 08H38

Pesquisador confirma ataque de tubarão a banhista em Ubatuba

No dia seguinte ao ataque, Instituto Argonauta chegou a levantar a hipótese da mordida ter sido de moréia

O pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Otto Bismarck Gadig confirmou nesta segunda (8) que as lesões que o turista francês sofreu em Ubatuba, na última quarta (3), foram causadas pela mordida de um tubarão. Ele chegou à conclusão após analisar mais fotos e obter informações mais detalhadas da família sobre o acidente.

Assessoria de imprensa do Instituto Argonauta
Assessoria de imprensa do Instituto Argonauta
Foto encaminhada pela família do banhista ao Instituto Argonauta para análise da lesão

No dia seguinte ao acidente com o turista, o Instituto Argonauta descartou, em nota enviada à imprensa, um ataque de tubarão e levantou a hipótese da mordida ter sido de um outro peixe. "Tudo indica que tenha sido uma moréia", disse o diretor do Aquário de Ubatuba e Presidente do Instituto Argonauta, Hugo Galo Neto, na ocasião. 

Em um primeiro momento, apenas com as fotos divulgadas inicialmente, não foi possível identificar o animal causador das lesões, informou ontem o Instituto. "Até para os especialistas consultados pelo Instituto Argonauta, inicialmente as imagens disponíveis levaram a acreditar que as chances de ser um tubarão eram mínimas", informou.

Porém, com a análise mais detalhada, chegou à conclusão de que as lesões, são, de fato, compatíveis com a mordida de um tubarão. De acordo com Gadig, ainda serão analisadas outras imagens para se ter mais informações sobre as características do animal e as condições que causaram o ferimento. 

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, várias espécies de tubarões vivem na região, mas "não tínhamos conhecimento de registros de acidentes envolvendo humanos nos últimos trinta anos". "Trata-se, portanto, de uma situação isolada, que não deve causar preocupação na população", ressaltou.

Relembre o caso

O caso repercutiu nas redes sociais depois do relato de um parente do turista, um homem francês, que foi mordido por um animal enquanto se banhava na praia do Lamberto, em Ubatuba, na última quarta-feira (3).








Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Oliveira, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.