A Polícia Militar recapturou 157 detentos no estado de São Paulo no primeiro dia da saída temporária, que começou na terça-feira (17). Os presos foram encontrados nas ruas descumprindo as regras impostas pela Justiça para usufruir do benefício e foram reconduzidos ao sistema prisional.
+ Leia mais notícias do Estado de São Paulo
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A maior parte das prisões ocorreu na capital paulista e na região metropolitana, onde 56 detentos foram recapturados. Só nas primeiras horas de terça (17), 15 presos foram flagrados em cenas abertas de uso de drogas no centro de São Paulo.
No interior do estado, a PM também atuou com força: 28 detentos foram recapturados em Ribeirão Preto, 19 na região de Sorocaba, 14 em São José do Rio Preto, 11 em Campinas e 11 em São José dos Campos. Outras prisões ocorreram em Presidente Prudente (6), Piracicaba (6), Santos (3), Bauru (2) e Araçatuba (1).
Para usufruir da saída temporária, os detentos devem seguir uma série de medidas estipuladas pela Justiça, como permanecer na cidade informada ao Poder Judiciário, evitar as ruas à noite, e não frequentar bares, boates ou se envolver em atos ilícitos. O descumprimento dessas regras resulta na imediata recondução ao sistema prisional.
Após a recaptura, os detentos são levados ao Instituto Médico Legal (IML) para exames periciais e, em seguida, encaminhados aos Centros de Detenção Provisória ou à Penitenciária Feminina.
Desde o ano passado, uma portaria da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), permite que os presos flagrados descumprindo as regras sejam imediatamente reconduzidos às prisões. Além disso, um acordo de cooperação entre a SSP e o Tribunal de Justiça do estado facilitou o acesso dos policiais aos processos dos detentos por meio de dispositivos móveis, permitindo a verificação rápida da situação prisional durante as abordagens.
Essa é a terceira saída temporária concedida pela Justiça neste ano no estado de São Paulo. Os detentos que estão em liberdade provisória devem retornar às penitenciárias na próxima segunda-feira (23). Na saída temporária anterior, realizada entre 11 e 17 de junho, 677 detentos foram recapturados pelas forças de segurança em todo o estado.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.