O policial irlandês Neil Doyle está sendo julgado pela Justiça da Irlanda por atropelar o brasileiro João Henrique Thomaz Ferreira, de 25 anos, filho do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD). O incidente ocorreu em 28 de outubro de 2023, em Dublin, e resultou na amputação da perna direita de João Henrique. Na manhã desta quinta-feira (8), Doyle participou de uma nova audiência do processo criminal que responde por direção perigosa causando lesões corporais graves.
Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
Na audiência, o policial não apresentou nenhuma alegação de culpa. O advogado de defesa solicitou a divulgação das provas da acusação, o que levou o promotor a pedir o adiamento da audiência por quatro semanas. O juiz aceitou o pedido, e a próxima sessão está marcada para 12 de junho, quando Doyle deverá apresentar sua declaração.
O caso está sendo investigado pela Comissão do Provedor de Justiça da Garda Síochána (GSOC), órgão responsável por supervisionar a polícia irlandesa. A investigação considerou a possibilidade de o atropelamento ter sido intencional, o que levou à abertura do processo criminal contra o policial.
Receba as notícias do dia - clique AQUI
João Henrique, que residia na Irlanda há cinco anos e trabalhava como entregador, foi atropelado enquanto tentava ajudar um amigo a recuperar uma moto roubada. O veículo estava equipado com um rastreador, e o grupo de entregadores seguiu o sinal até uma rodovia. Lá, João tentou sinalizar para um carro da polícia, mas foi atingido por um veículo descaracterizado da Garda, sendo prensado contra o guard rail. Ele foi levado ao Hospital Universitário de Tallaght, onde passou por cirurgia e teve a perna direita amputada.
O caso gerou grande comoção entre a comunidade brasileira na Irlanda. Cerca de 500 pessoas, em sua maioria entregadores de aplicativo, realizaram uma manifestação pacífica em Dublin, exigindo justiça e maior apoio às vítimas de violência e furto de veículos, problemas recorrentes enfrentados por imigrantes no país.
Após 51 dias internado, João Henrique recebeu alta hospitalar em dezembro de 2023 e iniciou tratamento de reabilitação com uso de prótese. Em setembro de 2024, ele retornou ao Brasil para uma visita de 20 dias, antes de continuar o tratamento na Irlanda.
SJC: Ações educativas de trânsito movimentam o mês
Ações marcam a Semana Nacional do Trânsito
Gustavo Mioto confirma presença no Vale Rodeio Show neste sábado (20)
Cantor sertanejo gravou vídeo confirmando participação
Polícia Civil prende mulher suspeita de envolvimento na morte de ex-delegado-geral
Mulher teria transportado um fuzil utilizado pelos criminosos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.