RMVale

Prédio da CTI em Taubaté recebe iluminação na cor roxa

Ação faz parte de campanha sobre Hanseníase

Escrito por Meon

18 JAN 2024 - 13H51 (Atualizada em 18 JAN 2024 - 14H50)

Divulgação/Prefeitura de Taubaté

A Prefeitura de Taubaté está promovendo a campanha Janeiro Roxo, com o intuito de sensibilizar e identificar novos casos de hanseníase no município. Como parte dessa iniciativa, o prédio da CTI e o Ambulatório Municipal de Infectologia (AMI) foram iluminados de roxo nesta quarta-feira (17).

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

O Prédio do Relógio, um dos ícones de Taubaté, agora resplandece em roxo, sendo visível de vários pontos da cidade, servindo como um "alerta" sobre a doença.

O AMI, em colaboração com a Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde, está realizando atividades educativas nas salas de espera e encaminhando casos suspeitos da doença para avaliação dermatológica no AMI, no período de 17 a 31 de janeiro.

Toda a rede de saúde do município está envolvida em uma campanha educativa, incluindo a veiculação de vídeos de orientação para profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas e fisioterapeutas, e a distribuição de materiais educativos sobre o tema nas unidades de saúde.

A hanseníase, uma doença infecciosa de evolução crônica causada por bactéria, afeta principalmente a pele e os nervos periféricos (braços e pernas), podendo causar lesões neurais em casos de diagnóstico tardio ou tratamento inadequado.

A médica dermatologista e hansenologista Isabel Christina Borges da Silva, representante da Regional Sudeste da Sociedade Brasileira de Hansenologia, destaca a importância da campanha, pois contribui para a detecção precoce da doença, possibilitando o tratamento adequado e a cura.

Entre os sintomas mais comuns estão manchas na pele com alteração da sensibilidade, áreas com diminuição dos pelos e de suor, sensação de formigamento ou fisgadas, especialmente em pés e mãos, além da diminuição ou ausência da sensibilidade na face, mãos e pés, isolada ou simultaneamente. Alguns casos apresentam nódulos avermelhados e dolorosos pelo corpo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...