RMVale

Prefeitura de São José questiona transferência de abastecimento da Represa Jaguari

Em resposta, Sabesp afirmou que bombeamento não está relacionado e não afetará o abastecimento de cidades da RMVale

Escrito por Gabriel Campoy

21 OUT 2021 - 20H27 (Atualizada em 21 OUT 2021 - 20H38)

Fernanda Barros

O secretário de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos, Marcelo Manara, questionou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na manhã desta quinta-feira (21) em entrevista ao programa A Voz do Vale, da Rádio Logus FM, por retirar água do reservatório do Jaguari para enviar ao Sistema Cantareira.

Manara afirmou que a atitude, "apesar de ser legal, é imoral", já que a Concessionária não teria consultado e nem comunicado as autoridades da região.

Ele ainda destacou que a Prefeitura de São José dos Campos irá liderar um grupo formado por outros municípios do bairro para rediscutir a ação junto ao Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente).

Arquivo/Meon/FlavioPereira
Arquivo/Meon/FlavioPereira


Resposta da Sabesp

Em resposta à fala do secretário, a Sabesp afirmou que o bombeamento de água da represa Jaguari não está relacionado e não afetará o abastecimento de cidades da RMVale.

“Somente Santa Isabel utiliza o reservatório Jaguari, na bacia hidrográfica do Paraíba do Sul, para abastecimento. A Companhia realiza um monitoramento diário no ponto de captação da represa e, em relação ao nível do manancial, a Sabesp destaca que a autorização para transposição de água também não irá interferir no abastecimento de Santa Isabel. Reforça ainda que a represa Jaguari é usada prioritariamente para produção de energia”, diz trecho do comunicado enviado à reportagem do Portal Meon.

A empresa afirmou ainda que a transposição não é novidade e que, desde 2018, a Interligação Jaguari-Atibainha é operada. O que a Companhia obteve, segundo a nota, foi a autorização dos órgãos regulares para a continuidade do bombeamento de água da represa Jaguari para a represa Atibainha (do Sistema Cantareira) devido às baixas precipitações registradas neste ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.