O secretário de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos, Marcelo Manara, questionou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na manhã desta quinta-feira (21) em entrevista ao programa A Voz do Vale, da Rádio Logus FM, por retirar água do reservatório do Jaguari para enviar ao Sistema Cantareira.
Manara afirmou que a atitude, "apesar de ser legal, é imoral", já que a Concessionária não teria consultado e nem comunicado as autoridades da região.
Ele ainda destacou que a Prefeitura de São José dos Campos irá liderar um grupo formado por outros municípios do bairro para rediscutir a ação junto ao Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente).
Em resposta à fala do secretário, a Sabesp afirmou que o bombeamento de água da represa Jaguari não está relacionado e não afetará o abastecimento de cidades da RMVale.
“Somente Santa Isabel utiliza o reservatório Jaguari, na bacia hidrográfica do Paraíba do Sul, para abastecimento. A Companhia realiza um monitoramento diário no ponto de captação da represa e, em relação ao nível do manancial, a Sabesp destaca que a autorização para transposição de água também não irá interferir no abastecimento de Santa Isabel. Reforça ainda que a represa Jaguari é usada prioritariamente para produção de energia”, diz trecho do comunicado enviado à reportagem do Portal Meon.
A empresa afirmou ainda que a transposição não é novidade e que, desde 2018, a Interligação Jaguari-Atibainha é operada. O que a Companhia obteve, segundo a nota, foi a autorização dos órgãos regulares para a continuidade do bombeamento de água da represa Jaguari para a represa Atibainha (do Sistema Cantareira) devido às baixas precipitações registradas neste ano.
São José abre inscrições para Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural
Interessados podem se inscrever até 28 de julho
Entregador é agredido após tentar cobrar cliente em Caraguá
Imagens da situação circularam pela internet
SJC: Domingo no Parque terá atrações durante todo mês de julho
Evento começa neste domingo (6)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.