A Prefeitura de São Sebastião anunciou, nesta terça-feira (22), que irá manter a flexibilização no município e não vai aderir, nesse momento, à Fase Vermelha do Plano São Paulo. As novas medidas anunciadas pelo Governo do Estado incluem o fechamento de serviços considerados não essenciais, como bares e restaurantes, de 25 a 27 de dezembro e de 1° a 3 de janeiro.
Com bons resultados no enfrentamento à Covid-19, São Sebastião possui baixo número de internados e intubados, alguns dos índices que balizam decisões do Comitê de Gestão de Crise (CGC).
Outro ponto é o número de testes rápidos aplicados no município. Já são mais de 23 mil realizados, que representam cerca de 30% da população, uma das maiores taxas do país.
Com 92% de recuperados, São Sebastião se tornou referência na região com o tratamento precoce à base de hidroxicloroquina e azitromicina, implantando também o ambulatório pós-Covid, que acompanha os pacientes recuperados.
Os bloqueios sanitários nas divisas do município voltam a acontecer a partir do dia 26 de dezembro e a cidade também vai manter as fiscalizações sanitárias.
São Sebastião realiza este mês uma campanha de enfrentamento à Covid 19 para alertar a população sobre a necessidade de uso de máscara, higienização com álcool em gel e distanciamento social. Festas, shows e eventos seguem proibidos.
Como ficam outros municípios do litoral
Em Caraguatatuba, foi publicado um novo decreto que contraria a decisão do Governo Estadual de endurecer a quarentena durante as festividades do final de ano.
Após reunião com representantes de diversas Associações, a Comissão de Retomada Econômica entendeu que a medida ideal é limitar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais entre 20h do dia 31 de dezembro até às 12h do dia 1º de janeiro.
Nos demais dias, fica valendo o que foi estabelecido em decreto municipal anterior, referente a fase amarela: capacidade de lotação dos estabelecimentos em 60%, fixou o horário de atendimento comercial em 12 horas diárias, com limite de funcionamento até às 23h.
Em Ubatuba, neste primeiro momento, a prefeitura vai observar o comportamento social quanto à aglomerações, higienização e uso adequado de máscaras em espaços públicos e privados, com reunião agendada para próxima segunda feira, 28.
Caso os dados avaliados pela Vigilância em Saúde, semanalmente, e comportamento social indicarem, a Prefeitura tomará as medidas pertinentes, seguindo o Decreto Estadual, e fechando os estabelecimentos comerciais nos dias indicados.
Clique aqui e saiba como ficam os serviços públicos em Ubatuba neste feriado de Natal.
Já em Ilhabela, está proibida a realização de eventos privados que gerem aglomerações, como festas particulares e casamentos. A cidade segue por enquanto na fase amarela. Sobre a fase vermelha anunciada pelo Governo do Estado, a prefeitura diz que aguarda os comunicados oficiais para se posicionar.
Até o momento não há informação de que praias sejam "fechadas" nesse período de festas nas quatro cidades do Litoral Norte.
Leia também: Litoral Norte recebe reforço de mais de 300 policiais para festas no fim de ano.
Fazenda de SP cria sistema para monitorar evolução patrimonial de servidores
Iniciativa visa identificar funcionários que cometam crimes
8º Festival Internacional Sarau pela Paz celebra o Dia Internacional da Paz
Evento começa nesta sexta-feira (19)
SJC: Ações educativas de trânsito movimentam o mês
Ações marcam a Semana Nacional do Trânsito
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.