RMVale

Prefeitura de São Sebastião decide manter fase amarela neste final de ano

Veja como fica a flexibilização em outras cidades do Litoral Norte

Escrito por Andressa Lorenzetti

23 DEZ 2020 - 15H23 (Atualizada em 23 DEZ 2020 - 16H27)

Marcos Bonello

A Prefeitura de São Sebastião anunciou, nesta terça-feira (22), que irá manter a flexibilização no município e não vai aderir, nesse momento, à Fase Vermelha do Plano São Paulo. As novas medidas anunciadas pelo Governo do Estado incluem o fechamento de serviços considerados não essenciais, como bares e restaurantes, de 25 a 27 de dezembro e de 1° a 3 de janeiro.

Com bons resultados no enfrentamento à Covid-19, São Sebastião possui baixo número de internados e intubados, alguns dos índices que balizam decisões do Comitê de Gestão de Crise (CGC).

Outro ponto é o número de testes rápidos aplicados no município. Já são mais de 23 mil realizados, que representam cerca de 30% da população, uma das maiores taxas do país.

Com 92% de recuperados, São Sebastião se tornou referência na região com o tratamento precoce à base de hidroxicloroquina e azitromicina, implantando também o ambulatório pós-Covid, que acompanha os pacientes recuperados.

Os bloqueios sanitários nas divisas do município voltam a acontecer a partir do dia 26 de dezembro e a cidade também vai manter as fiscalizações sanitárias.

São Sebastião realiza este mês uma campanha de enfrentamento à Covid 19 para alertar a população sobre a necessidade de uso de máscara, higienização com álcool em gel e distanciamento social. Festas, shows e eventos seguem proibidos.

Como ficam outros municípios do litoral

Em Caraguatatuba, foi publicado um novo decreto que contraria a decisão do Governo Estadual de endurecer a quarentena durante as festividades do final de ano.

Após reunião com representantes de diversas Associações, a Comissão de Retomada Econômica entendeu que a medida ideal é limitar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais entre 20h do dia 31 de dezembro até às 12h do dia 1º de janeiro.

Nos demais dias, fica valendo o que foi estabelecido em decreto municipal anterior, referente a fase amarela: capacidade de lotação dos estabelecimentos em 60%, fixou o horário de atendimento comercial em 12 horas diárias, com limite de funcionamento até às 23h.

Em Ubatuba, neste primeiro momento, a prefeitura vai observar o comportamento social quanto à aglomerações, higienização e uso adequado de máscaras em espaços públicos e privados, com reunião agendada para próxima segunda feira, 28.

Caso os dados avaliados pela Vigilância em Saúde, semanalmente, e comportamento social indicarem, a Prefeitura tomará as medidas pertinentes, seguindo o Decreto Estadual, e fechando os estabelecimentos comerciais nos dias indicados.

Clique aqui e saiba como ficam os serviços públicos em Ubatuba neste feriado de Natal.

Já em Ilhabela, está proibida a realização de eventos privados que gerem aglomerações, como festas particulares e casamentos. A cidade segue por enquanto na fase amarela. Sobre a fase vermelha anunciada pelo Governo do Estado, a prefeitura diz que aguarda os comunicados oficiais para se posicionar. 

Até o momento não há informação de que praias sejam "fechadas" nesse período de festas nas quatro cidades do Litoral Norte. 

Leia também: Litoral Norte recebe reforço de mais de 300 policiais para festas no fim de ano.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andressa Lorenzetti, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.