RMVale

Recuperação judicial da Avibras é homologada

Trabalhadores continuam lutando pelo acerto dos salários em atraso

Escrito por Samantha Pinto

22 FEV 2024 - 14H50 (Atualizada em 22 FEV 2024 - 15H57)

Hisaac Gomes

Com a homologação do plano de recuperação judicial da Avibras, os trabalhadores decidiram convocar uma reunião de emergência com a empresa para exigir o pagamento dos dez salários em atraso. A decisão foi tomada em assembleia convocada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, realizada nesta quinta-feira (22).

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O plano de recuperação judicial foi oficializado na segunda-feira pela 2ª Vara Cível de Jacareí. Com essa homologação, a empresa fica obrigada a quitar as dívidas contraídas até 18 de março de 2022, data em que solicitou a recuperação judicial.

No que diz respeito aos salários dos trabalhadores, estes devem ser pagos imediatamente. Quanto às dívidas trabalhistas anteriores a março de 2022, deverão ser quitadas seguindo um cronograma que varia de 30 dias a 18 meses.

Até abril de 2023, a Avibras já acumulava uma dívida total de R$ 376 milhões, sendo R$ 14,5 milhões referentes a obrigações trabalhistas, contando com cerca de mil funcionários.

O presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, afirma que irão intensificar a pressão sobre a direção da empresa para garantir os pagamentos. A luta continuará até que todos os trabalhadores recebam seus salários e direitos.

A homologação, permite que a Avibras estabeleça novos contratos com clientes e a buscar investidores para a fábrica. No ano anterior, a administração da empresa afirmou que, após a homologação do plano de recuperação judicial, seria anunciada a chegada de investidores estrangeiros.

O Sindicato demonstra preocupação com a possível transferência da Avibras para o capital estrangeiro, pois isso poderia resultar na perda de conhecimento e tecnologia para outros países.

Por essa razão, o Sindicato está pressionando o Governo Federal a tomar medidas que garantam a permanência da empresa no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Pinto, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.