Por Andressa Lorenzetti Em RMVale Atualizada em 28 JUL 2020 - 18H36

Restaurantes e bares reabrem em São José dos Campos conforme decreto municipal

Veja como foi o movimento no primeiro dia de reabertura na região central

AndressaLorenzetti/Meon
AndressaLorenzetti/Meon
Restaurante na região central de São José dos Campos

Foram mais de três meses com mesas vazias e pedidos só por delivery. Rogério Córdoba não escondia a ansiedade para reabrir o restaurante que fica no centro da cidade. Explica que está atento às medidas de segurança sanitária, determinadas pelo decreto municipal. A capacidade de 400 lugares foi reduzida para 160 e serão atendidos somente os clientes que estiverem sentados, para evitar aglomeração de pessoas em pé.

" Há um espaçamento de dois metros entre as mesas, os garçons todas vão trabalhar de máscara, luvas, tem álcool em gel na entrada e nas saídas. Na área externa vão ser só quatro mesas, bem espaçadas e a fila de espera vai ser no carro de cada pessoa", disse o empresário. 

AndressaLorenzetti/Meon
AndressaLorenzetti/Meon
Praça de alimentação no Shopping Centro de São José dos Campos


No Shopping Centro, a praça de alimentação foi reaberta e estava movimentada no primeiro dia de flexibilização. No local há indicações para o distanciamento adequado e medidas de higiene. 

AndressaLorenzetti/Meon
AndressaLorenzetti/Meon
Praça de alimentação no Shopping Centro de São José dos Campos


Em outro restaurante na mesma região, o proprietário colocou cartazes de alerta na porta avisando que o salão estava aberto mas que era preciso respeitar as regras de prevenção ao coronavírus. O álcool em gel estava logo na entrada e os clientes foram chegando aos poucos.  Em conversa com a nossa equipe, ele disse que reabriu com base no decreto, mas que ainda está um pouco confuso sobre a decisão da prefeitura e como deve funcionar a fiscalização.


AndressaLorenzetti/Meon
AndressaLorenzetti/Meon
Fachada de restaurante na região central de São José dos Campos


Apesar da retomada para os estabelecimentos do setor, alguns bares e restaurantes permaneceram fechados ou vendendo apenas na porta, sem receber os clientes na parte interna, como já vinha sendo feito antes.

Decreto Municipal

Mesmo com a região na fase laranja no Plano São Paulo do Governo do Estado, a prefeitura de São José assinou um decreto de flexibilização, mas os estabelecimentos devem obedecer normas rigorosas para evitar a disseminação do contágio do coronavírus.

As atividades econômicas que podem ser retomadas são os salões de beleza e barbearias, academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica. bares, restaurantes e similares, inclusive os localizados em praças de alimentação de shoppings e galerias, desde que garantida a ventilação natural adequada.

Entre as regras necessárias para autorização destes estabelecimentos estão a utilização de máscara descartável ou de tecido por todos os funcionários e clientes, disponibilização de frasco com álcool em gel 70% (dispenser) na entrada e na saída do local, higienização frequente ou a proteção para facilitar a higienização das superfícies de toques, limpeza e desinfecção frequente dos sistemas de ar-condicionado, garantia de circulação de ar com, no mínimo, uma porta ou uma janela aberta, proteção de vidro ou policarbonato para separar funcionários de clientes nos caixas e guichês, preferencialmente.

Há regras específicas para todas as atividades e os estabelecimentos só podem funcionar de segunda a sexta-feira.

Fiscalização da prefeitura

No primeiro dia de reabertura de novas atividades comerciais em São José dos Campos, a prefeitura começou um trabalho de conscientização junto às empresas, sobre a importância do cumprimento de todas as regras sanitárias para evitar a propagação da Covid-19.

Durante esta semana, os agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais, vão percorrer os estabelecimentos para reforçar as orientações sobre o uso de máscara e álcool em gel, e para evitar aglomerações.

Neste período, só serão aplicadas multas se forem constatadas irregularidades graves e as mesmas não forem corrigidas rapidamente após os alertas dos fiscais. O mutirão começou pelo calçadão e pela região central. Até sexta-feira (31), os agentes também visitarão os centros comerciais dos bairros.

Leia também: Confira o movimento na reabertura das praças de alimentação dos shoppings de São José

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andressa Lorenzetti, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.