RMVale

São José: Parque Vicentina aranha recebe City Tour

Passeio é no sábado (2), às 9h; as vagas são limitadas

Escrito por Meon

28 JUN 2022 - 12H27 (Atualizada em 28 JUN 2022 - 13H51)

Foto: Adenir Britto/PMSJC

A próxima atração do City Tour de São José dos Campos, que inaugura a programação do segundo semestre, será o Parque Vicentina Aranha, na região central, neste sábado (2), a partir das 9h.

Moradores e turistas poderão conhecer a história do parque por meio de visita guiada, gratuita e com duração de cerca de três horas, no antigo sanatório, que é considerado patrimônio histórico de São José.

Os prédios que estiverem em obras de restauração, como o Pavilhão Central, serão visitados apenas externamente.

Inscrições

As vagas são limitadas e devem ser realizadas pelo e-mail do Departamento de Turismo: turismo@sjc.sp.gov.br, até 12h de sexta-feira (1). É necessário informar o nome completo, RG, CPF, telefone para contato e qual cidade reside. 

História

O Parque Vicentina Aranha é patrimônio histórico da cidade tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

O parque ocupa área de 84.500 metros quadrados, com 80% de área verde e pistas de caminhada, além de pavilhões projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de preservação ambiental e história da cidade.

A inauguração ocorreu em 27 de abril de 1924 pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Considerado um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina, foi o primeiro sanatório do município e um dos primeiros do país.

No ano de 2006, a prefeitura adquiriu o Antigo Sanatório, que foi reaberto ao público em 2007.

City Tour

O programa é um atrativo turístico e gratuito para moradores e turistas que querem conhecer o patrimônio histórico, cultural, natural e tecnológico de São José dos Campos.

São realizados quatro roteiros diferentes de ônibus todos os sábados. Há também um roteiro especial na modalidade “walking tour” pelo centro histórico do município. São oferecidas 20 vagas por tour, com duração de três a quatro horas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.