RMVale

São José: Parque Vicentina Aranha comemora 98 anos de fundação

Comemorações incluem plantio de mudas de árvores e apresentações musicais

Escrito por Meon

27 ABR 2022 - 14H56 (Atualizada em 27 ABR 2022 - 19H05)

Reprodução

O Parque Vicentina Aranha, na região central de São José dos Campos, completa 98 anos nesta quarta-feira (27) e convidou personalidades que têm relação com a história do local para plantar mudas de ipê-amarelo, ipê-verde, sumaúma, araribá e pitangueira.

Árvore símbolo de São José, o ipê-amarelo foi plantado pela prefeitura. Também participaram da atividade ação o engenheiro Vitor Chuster, neto do Doutor Nelson D'Ávila, que atuou como médico no Vicentina Aranha durante a fase sanatorial; Marilda Piedade Godoi, cuja mãe foi funcionária do Vicentina Aranha também nesse período; Padre Maurício Tadeu Miranda, pároco da Paróquia Sagrada Família; e Jorge Araújo, supervisor de operações da Afac (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), gestora do Parque Vicentina Aranha. O plantio teve supervisão do engenheiro florestal Rogério Mazzeo.

Apresentações

O cantor Peleco se apresenta no parque nesta quarta-feira (27), às 19h. No show, o artista vai lançar o projeto Peleco on the Road, com canções autorais. O ingresso é 1 quilo de ração para cão ou gato, em prol da campanha Vicentina Solidário.

Já na sexta-feira (29), às 19h, haverá roda de choro. O conjunto Aguará recepciona o músico Chico Oliveira para uma apresentação de grandes composições do estilo musical. O encontro será uma celebração ao Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha.

Reprodução
Reprodução


História

A inauguração do Sanatório Vicentina Aranha data de 27 de abril de 1924, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Era um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina, foi o primeiro sanatório de São José dos Campos e um dos primeiros do país.

Em 2006 a Prefeitura Municipal de São José dos Campos adquiriu o local, que foi reaberto ao público em 2007. Desde 2011 a Afac desenvolve atividades no espaço e promove manutenção e restauro das edificações.

É tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Quem foi Vicentina Aranha

Dama da sociedade paulista e de origem judaica, Vicentina de Queiroz Aranha era esposa do senador Olavo Egídio, que atuava no combate à tuberculose. Ela iniciou a campanha para a construção de um sanatório que tratasse os tuberculosos e lhes desse assistência. Vicentina faleceu em 1916, mas sua campanha foi mantida, mesmo após sua morte, pelo senador. Ele a concluiu com o genro, Paulo Setúbal.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.