Por Caroline Corrêa Em RMVale Atualizada em 29 MAI 2020 - 19H18

São Sebastião e Caraguá anunciam medidas para reabertura do comércio e com fiscalização

Normas definidas seguem o ‘Plano São Paulo’, anunciado na última quarta-feira (27)


Arquivo/Meon
Arquivo/Meon


Dois dos quatro prefeitos do Litoral Norte já anunciaram regras para flexibilização do comércio e outros setores econômicos. As normas definidas seguem o ‘Plano São Paulo’, anunciado na última quarta-feira (27).

O Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), realizou uma live na noite desta quinta-feira (28), para conversar com a população sobre o funcionamento de algumas atividades econômicas no município a partir do dia 1º de junho.

Durante a live, Felipe reforçou que a população colabore com as normas de distanciamento para que a cidade avance nas etapas estipuladas pelo Governo do Estado. Nas regras, estão a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção por parte dos colaboradores e clientes, além dos agendamento prévio de todos os atendimentos, sendo permitido um cliente por vez, para evitar aglomerações.

Nesta primeira fase, que vai do dia 1° até o dia 21 de junho, serão autorizados a funcionar: Comércios de vestuários, calçados, artigos esportivos, variedades, acessórios, papelarias, perfumarias, gráficas, lojas de aviamentos e tecidos. As regras determinam que estes segmentos poderão funcionar com uma porta para pagamento e retirada, além da necessidade de trabalhar com hora marcada.

Será proibida a prova de vestimentas em geral, acessórios, bijuterias e calçados.

Lojas localizadas em centros comerciais que possuam áreas de circulação em ambientes abertos poderão funcionar seguindo os padrões de distanciamento, higienização e atendimentos individualizados.

Bares, restaurantes, cafés e sorveterias poderão funcionar no delivery e também para retirada no balcão sem a possibilidade de consumação no local.

Também poderão funcionar, estúdios de pilates, treinamentos funcionais, espaços para fisioterapia, escolas de natação e personal trainer.

Em Caraguatatuba, o Prefeito Aguilar Júnior (PSDB), anunciou as regras de flexibilização para o funcionamento de atividades econômicas do município a partir de segunda (1). A cidade foi classificada pelo Governo do Estado na Fase 2 no Plano de Retomada Consciente, onde está inserida a Região da Diretoria Regional de Taubaté.

A Prefeitura realizou uma live no fim da tarde desta sexta-feira (29), mas o Prefeito Aguilar Júnior não esteve presente. A Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira representou a Câmara dos vereadores e apontou que a retomada do comércio será de forma gradual. “Acredito que com muita segurança e responsabilidade vamos conseguir seguir para a próxima fase. Eu vejo os comerciantes se preparando para essa retomada”, disse.

Com isso, a cidade poderá flexibilizar as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio, shopping center, além da construção civil que já estava liberada. Os comércios liberados terão de atender todas as normas estabelecidas pelos técnicos da Vigilância Sanitária do Município, como distanciamento mínimo, controle de acesso, uso de máscaras e álcool em gel, entre outros itens.

Em Caraguá, as igrejas e templos religiosos também poderão voltar às atividades a partir da semana que vem. "As igrejas retornam respeitando as normas, como ocupação de 20%, o uso do álcool em gel. É importante reforçar a responsabilidade social dos lideres religiosos, a gente sabe a ânsia da sociedade em buscar esse refúgio, mas a gente tem que ter critérios", explicou o Dr. Allan Tripac, relator da comissão da retomada econômica.

Em São Sebastião e Caraguá, os ambulantes serão permitidos apenas os que não atuam nas praias. Ambulantes poderão assumir atividades nas orlas das praias. Ambas as cidades anunciaram fiscalização pelas equipes da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Caroline Corrêa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.