RMVale

SJC: Bicicletas serão integradas ao transporte público

Sistema incluirá rede de estações virtuais

Escrito por Samantha Pinto

22 DEZ 2023 - 14H00 (Atualizada em 22 DEZ 2023 - 19H05)

Adenir Britto/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos lançou um processo licitatório visando a contratação de uma empresa para oferecer serviços de implantação, operação, manutenção, monitoramento e gerenciamento de um sistema de bicicletas públicas compartilhadas.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

O sistema incluirá uma rede de estações virtuais com bicicletas disponíveis para usuários do transporte público, sem custos adicionais.

O intuito do programa é promover a mobilidade ativa e a integração com o transporte público, utilizando bicicletas doadas pela Receita Federal por meio de um projeto que destina mercadorias apreendidas para fins sociais.

A proposta é emprestar bicicletas aos passageiros para que possam complementar seus trajetos até seus destinos.

A licitação seguirá o critério do menor preço, com uma disputa aberta de lances, e as propostas serão analisadas no dia 12 de janeiro, às 9h.

O contrato terá uma vigência inicial de três anos, podendo ser prorrogado por mais 24 meses.

O programa, denominado Bike SJC, planeja distribuir 750 bicicletas em 52 estações virtuais, operando 24 horas por dia.

As bicicletas estarão equipadas com GPS integrado e um dispositivo de travamento de rodas, que será liberado por meio de um aplicativo.

As bicicletas serão disponibilizadas para uso diário da população, localizadas próximas aos principais corredores de transporte público, como a Linha Verde.

Elas também serão distribuídas em áreas de interesse público, como parques, praças, unidades de saúde, universidades e locais esportivos em diversas regiões da cidade.

Dentre os locais previstos para instalação estão o Parque da Cidade, Senai, Praça Afonso Pena, Rodoviária Nova, Parque Vicentina Aranha, Parque Santos Dumont, Avenida Juscelino Kubitschek (Integração), Hospital Municipal, Parque Tecnológico, ECO Campos de São José, estações próximas ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), UPA do Putim, Arco da Inovação, Parque Ribeirão Vermelho, Farma Conde Arena, Linha Verde, Avenida Cassiopeia, Praça das Bandeiras, Avenida Salinas, Avenida Cidade Jardim e Praça Natal.

Todas as estações virtuais serão devidamente demarcadas por sinalização e contarão com totem informativo.

As bicicletas públicas compartilhadas poderão ser utilizadas gratuitamente por usuários cadastrados no sistema de bilhetagem eletrônica de São José dos Campos.

A utilização do serviço exigirá o cadastro no site ou aplicativo, incluindo a criação de um perfil de usuário e senha, com as regras de uso sendo detalhadas no termo de adesão, estabelecido pela Prefeitura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Pinto, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...