As mudanças climáticas representam um dos maiores desafios do século XXI, ameaçando ecossistemas, economias e a qualidade de vida em escala global.
Para debater soluções e promover o engajamento de jovens, pesquisadores, educadores e representantes de diferentes setores da sociedade, acontece nesta sexta-feira (29), em São José dos Campos, o evento Pré-COP – Mudanças Climáticas e seus Impactos na Sociedade.
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
O encontro é organizado pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) em parceria com o Corredor Ecológico, a DEEP ESG e a Fractal, e tem como objetivo destacar a importância da educação, da inovação e da pesquisa aplicada na busca por alternativas sustentáveis.
Entre os convidados, está o cientista Oswaldo Lucon, representante do Brasil no IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e um dos nomes reconhecidos com o Prêmio Nobel da Paz em 2007, ao lado do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore.
Além de palestras e mesas-redondas, a programação inclui painéis sobre descarbonização, educação ambiental, projetos locais e propostas de soluções de mercado.
O evento busca aproximar a comunidade acadêmica, sociedade civil e setor produtivo, reforçando o papel da educação, da inovação e da cooperação como caminhos para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
Agenda do Pré-COP
08h30 – Café da manhã (patrocínio)
08h30 – 09h00 – Credenciamento e recepção
09h00 – 09h30 – Abertura oficial
Palavras da reitoria da UNIVAP e representantes da DEEP ESG e Corredor Ecológico.
09h30 – 10h30 – Palestra “Mudanças Climáticas e seus impactos para a sociedade”
Palestrante: Oswaldo Lucon (IPCC)
10h30 – 11h30 – Painéis
Painel 1: “Soluções Locais de Adaptação” – Corredor Ecológico (palestrante a definir)
Painel 2: “Como começar com a descarbonização nas empresas” – DEEP ESG (Arthur Covatti)
11h30 – 12h30 – Mesa redonda: “O Papel da Educação na Transformação Climática”
Participantes: Prof. Mario (Univap), Prof. Evaldo (Univap), estudante selecionado pela UNIVAP, representante da prefeitura (a confirmar) e Fundação Florestal (a confirmar).
Mediação: Linda Murasawa
12h30 – 13h30 – Almoço
14h00 – 15h00 – Cases e projetos locais para mitigação e adaptação climática
15h00 – 16h00 – Apresentação de soluções e propostas dos participantes para mudanças climáticas (soluções de mercado)
16h00 – 16h30 – Apresentação do curso “Trilha do Jovem Empreendedor para Descarbonização” – DEEP/Impulsum
16h30 – 17h00 – Encerramento
Participação da Prof.ª Débora Guedes (Univap).
São José empata com São Bento pela Copa Paulista
Jogo de ida das oitavas acabou 1 a 1 em Sorocaba
INSS: Casos vão para o ministro André Mendonça no STF
Processo deixa a alçada de Toffoli
Caraguá abre processo seletivo para guardas-vidas temporários
Inscrições abertas para reforço da segurança nas praias
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.