Os trabalhadores da Caoa Chery, em Jacareí, aprovaram em assembleia com o MPT (Ministério Público do Trabalho), na sexta-feira (10), o plano de indenização social para os que forem demitidos com o fechamento da fábrica.
No pacote aprovado, os 489 trabalhadores que serão desligados da planta receberão indenização de nove a 15 salários nominais (teto de R$5 mil por salário). O valor varia conforme o tempo de serviço de cada um. O desligamento será efetivado no dia 1º de julho.
A fábrica chinesa se comprometeu a estender o convênio médico, o plano odontológico e o vale-alimentação por 12 meses, a partir da data de demissão, além de priorizar os atuais dispensados nas contratações relacionadas à modernização da planta, prevista para até 2025.
Segundo a direção da montadora, 100 trabalhadores permanecerão na fábrica em setores de vendas, pós-venda, manutenção, qualidade e logística. Dentro desse grupo estão cipeiros, acidentados e outros que têm estabilidade no trabalho. Aqueles que não quiserem ficar terão direito à indenização.
Durante 37 dias, sindicato e empresa negociaram o fim do impasse, período em que houve assembleias, passeatas, acampamento na fábrica, cobrança ao poder público e ações judiciais.
Quando anunciou o fechamento da planta, em 5 de maio, a empresa limitou-se a oferecer uma indenização de três salários aos demitidos. O sindicato defendia a adoção de lay-off, o que foi rejeitado pela Chery.
Mesmo aprovando a proposta, a categoria exige que a produção de carros elétricos fique em Jacareí, como prometido pela empresa.
SJC: Prefeito veta participação de Milly Lacombe na FLIM
Jornalista declarou que família tradicional é base do fascismo em podcast
Robert Redford, ícone do cinema americano, morre aos 89 anos
Muitos artistas se manifestaram na redes sociais
Hugo Motta confirma que vai pautar anistia
Presidente da Câmara deu declaração a líderes partidários
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.