Os trabalhadores da Caoa Chery, em Jacareí, aprovaram em assembleia com o MPT (Ministério Público do Trabalho), na sexta-feira (10), o plano de indenização social para os que forem demitidos com o fechamento da fábrica.
No pacote aprovado, os 489 trabalhadores que serão desligados da planta receberão indenização de nove a 15 salários nominais (teto de R$5 mil por salário). O valor varia conforme o tempo de serviço de cada um. O desligamento será efetivado no dia 1º de julho.
A fábrica chinesa se comprometeu a estender o convênio médico, o plano odontológico e o vale-alimentação por 12 meses, a partir da data de demissão, além de priorizar os atuais dispensados nas contratações relacionadas à modernização da planta, prevista para até 2025.
Segundo a direção da montadora, 100 trabalhadores permanecerão na fábrica em setores de vendas, pós-venda, manutenção, qualidade e logística. Dentro desse grupo estão cipeiros, acidentados e outros que têm estabilidade no trabalho. Aqueles que não quiserem ficar terão direito à indenização.
Durante 37 dias, sindicato e empresa negociaram o fim do impasse, período em que houve assembleias, passeatas, acampamento na fábrica, cobrança ao poder público e ações judiciais.
Quando anunciou o fechamento da planta, em 5 de maio, a empresa limitou-se a oferecer uma indenização de três salários aos demitidos. O sindicato defendia a adoção de lay-off, o que foi rejeitado pela Chery.
Mesmo aprovando a proposta, a categoria exige que a produção de carros elétricos fique em Jacareí, como prometido pela empresa.
Ibovespa sobe 1,35% e bate novo recorde
Bolsa brasileira fecha aos 140.928 pontos
Suspeita de tráfico interestadual é transferida para presídio em Tremembé
Ana Lúcia Ferreira, conhecida como Ana Paraguaya, é investigada por ligação com PCC e CV
Europa pode acabar com cobrança por bagagem de mão em voos
Proposta do Parlamento Europeu garante mala de até 7kg sem custo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.