Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

Trabalhadores da Embraer iniciam campanha salarial nesta terça-feira (29)

Trabalhadores da Embraer iniciam campanha salarial nesta terça-feira (29) (Divulgação/SindMetal/SJC)

Trabalhadores da Embraer iniciam campanha salarial nesta terça-feira (29)

Divulgação/SindMetal/SJC

Os trabalhadores da Embraer, em São José dos Campos, deram início à campanha salarial 2014, em assembleias realizadas nesta terça-feira (29). Com a participação de 3 mil trabalhadores da produção e do setor administrativo, foi aprovada a pauta de reivindicações da categoria.

Neste ano, os metalúrgicos reivindicam 12,98% de reajuste salarial (inflação pelo INPC mais 5,9% de aumento real), estabilidade no emprego, redução da jornada e renovação das cláusulas sociais. No caso da Embraer, a pauta também inclui a revisão do PCS (Plano de Cargos e Salários) e congelamento dos reajustes dos convênios médicos.

Segundo o sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região, a campanha salarial acontece em um momento em que a Embraer vem ampliando sua conquista no mercado. Somente neste mês, a empresa anunciou a assinatura de contratos que somam US$ 8,7 bilhões. 

Agora, o sindicato vai reivindicar junto à presidente Dilma Rousseff a assinatura de uma medida provisória que garanta estabilidade no emprego para trabalhadores de empresas que recebam incentivos fiscais. A unidade da Embraer em São José possui cerca de 12 mil funcionários.

“Nesta Campanha Salarial, a Embraer não poderá argumentar que está em crise e que não tem como atender as reivindicações dos metalúrgicos. A empresa vive um de seus melhores momentos financeiros e os trabalhadores têm de receber sua parte”, afirma o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Redução da jornada
A redução da jornada para 40 horas semanais na Embraer é uma antiga reivindicação dos trabalhadores e está incluída na pauta entregue à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que representa o setor aeronáutico nas negociações. Segundo o sindicato, atualmente a jornada é de 43 horas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.