Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, estão realizando uma paralisação nesta quinta-feira (15). Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, o protesto denuncia uma série de problemas sobre o acidente fatal ocorrido um mês atrás. O ato deve durar uma hora e se repetir nos demais turnos.
Participe do evento “Diálogos e Estratégias ESG 2024" - Faça sua inscrição AQUI e veja quem são os palestrantes
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Hallan Galvão Alves, 27 anos, sofreu o acidente no setor de Laminação a Frio, durante a manutenção de um veículo que faz o transporte das bobinas de alumínio, chamado AGV. Esse foi o segundo acidente fatal na empresa em oito anos.
De acordo com o Sindicato, no dia do acidente, a diretoria da empresa se comprometeu em permitir que representantes da entidade acompanhassem as investigações e chamar quando houvesse qualquer movimentação do veículo do acidente. Segundo o presidente André Oliveira, isso não ocorreu. “Tivemos que brigar para que esse veículo e os outros quatro do mesmo modelo fossem interditados e temos denúncias de que houve movimentação. Teve a visita do fabricante e o Sindicato não pôde acompanhar”, disse.
Outro problema, ainda mais grave, é sobre as novas denúncias de que esses veículos apresentavam pane elétrica com muita frequência, inclusive falhas no painel de comando. “A manutenção elétrica era acionada várias vezes por dia para reiniciar o sistema e isso já tinha virado rotina. Além das sugestões e pedidos dos trabalhadores para melhoria do sistema que foram ignorados”, disse.
O excesso de jornada voltou a ser criticado no protesto. Segundo o Sindicato, há setores como a Refusão em que jornadas de 12 horas, que são irregulares, ocorrem diariamente. O ato também integrou as mobilizações pela Campanha Salarial.
A fábrica atua no ramo do alumínio e emprega 1.500 trabalhadores em Pindamonhangaba.
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.