Por Bruna Oliveira Em RMVale Atualizada em 29 NOV 2021 - 18H12

Trava Zap: você sabe o que é?

Movimento que foi bem aceito por boa parte dos jovens, pode ser considerado crime cibernético

O movimento Trava Zap foi bem aceito por boa parte dos jovens e adolescentes. No entanto, a sua utilização para a prática de ataques cibernéticos pode provocar efeitos negativos e ser até considerada crime.

Meon
Meon
O movimento Trava Zap foi bem aceito por boa parte dos jovens, no entanto, sua utilização pode provocar efeitos negativos e ser até considerada crime.

Como funciona?

Os chamados “trava zappers” – nome dado aos mensageiros que conseguem travar o aplicativo de qualquer pessoa – enviam a mensagem com uma combinação de código formada por caracteres aleatórios, com a única e exclusiva intenção de prejudicar a vítima do recebimento da mensagem, em benefício de sua própria diversão. Estes caracteres podem ser emoticons, letras, símbolos, mensagens irônicas, entre outros.

Como surgiu?

Esse tipo de travamento foi descoberto pelo indiano Indrajeet Bhuyan, e a falha pode fazer a vítima que receber a mensagem com o código perder o acesso do aplicativo, ou até mesmo provocar danos em seu aparelho. O backup é uma maneira de se proteger.

Crime cibernético

De acordo com a lei nº 14.155/2021 - para tornar mais graves os crimes de violação de dispositivo informático, furto e estelionato cometidos de forma eletrônica ou pela internet -, o Trava Zap pode ser considerado como crime cibernético, com uma pena de até oito anos de reclusão.

Maria Eloisa
Maria Eloisa
Exemplo de mensagem Trava Zap.

Como evitar?

Caso tenha notado que o seu aplicativo está travando, provavelmente você é a mais nova vítima do Trava Zap. Para evitar que você perca todas as suas mensagens do WhatsApp, ou até mesmo tenha maiores danos com o seu smartphone, é recomendado que siga as seguintes dicas:

• Tente apagar a mensagem o mais rápido possível;

• Bloqueie o usuário que está te enviando o Trava Zap;

• Evite sempre entrar em grupos com usuários desconhecidos;

• Mantenha sempre a função “backup de mensagens” do WhatsApp ativa, para caso você precise optar pela próxima dica de desinstalar o aplicativo e não corra o risco de perder todas as suas mensagens;

• Se as dicas anteriores não funcionarem, desinstale o aplicativo do seu smartphone e instale-o novamente.


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Oliveira, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.