Um buraco deixado por conta de uma obra da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) está sendo alvo de reclamação dos moradores de um bairro da zona sul de São José dos Campos. O buraco além de atrapalhar o trânsito também está desperdiçando água. A Sabesp teria dado início à manutenção do local, mas não terminou e teria abandonado a obra.
Oliveira Júnior é morador do bairro e a avó da esposa mora na via afetada pela obra, a Rua José Lenir Silvestre, no Jardim Morumbi.
Júnior afirmou que o buraco abriu há cerca de 15 dias, quando uma tubulação apresentou uma fissura. Ainda segundo ele, uma equipe da manutenção da Sabesp foi até o local nesta segunda-feira (19), mas não conseguiu arrumar os problemas e foi embora.
“É reclamação junto com revolta, você vê um desperdício de água desse tamanho aí, os moradores vêm reclamando, mas ninguém arruma, ontem à tarde, a Sabesp veio pra arrumar, mas não deu conta de arrumar foi embora, nesse caso de desperdício de água, é algo de emergência”, reclama Júnior.
Ele se mostrou revoltado, tanto pelo descaso com a obra quanto pelo desperdício de água. “Amanhã ou depois a gente está lavando a calçada, o fiscal passa e a gente é punido, nesse caso quem vai ser punido?”, reclama Júnior.
A reclamação do morador tem fundamento, já que desperdício de água é considerado infração no município desde 2014.
A lei afirma que “lavar calçadas com uso contínuo de água, molhar ruas continuamente, manter vazamentos de água, manter torneiras, canos, conexões, valvular caixa d’água e reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente ou lavar veículos com uso contínuo de água”, são considerados infração. A fiscalização fica por conta da prefeitura, que, caso flagre um morador cometendo a infração, pode aplicar multa de R$ 1 mil.
Apesar disso, a lei não trata sobre empresas que cuidam do abastecimento de água.
O Portal Meon procurou a Sabesp, que informou que "está realizando desde segunda-feira (19) o reparo em vazamento de rede no local. A previsão é que o trabalho seja concluído nesta terça-feira (20). A Sabesp pede desculpas por eventuais transtornos e está à disposição pelos telefones 195 e 0800 055 0195 (ligação gratuita), pela Agência Virtual no site , ou pelo aplicativo da Sabesp para Android e iOS".
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.