Dengue: São José amplia horário para vistoriar casas fechadas durante o dia
Atendimento é das 17h as 20h durante a semana e das 9h as 13h no sábado


CCZ estende horário para vistoriar casas fechadas durante o dia em S. José
Divulgação/PMSJC
As equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) que atuam no combate à dengue, iniciaram nessa quarta-feira (24) o horário estendido de vistorias, em uma tentativa de atingir o maior número possível de imóveis fechados em São José dos Campos.
De acordo coma Secretaria de Saúde, o objetivo é atender os chamados “domicílios dormitórios”, aqueles em que os moradores saem cedo pra trabalhar e só voltam depois do horário comercial e que, por causa disso, acabavam não sendo vistoriados pelas equipes.
Para isso, a prefeitura está enviando um comunicado aos endereços em que os agentes identificam tal situação, pedindo ao morador que entre em contato por telefone para o agendamento da visita.
Um grupo de 18 ACE (Agentes de Controle de Endemias), divididos em duas turmas, estão estendendo o atendimento para fazer as vistorias agendadas, das 17h às 20h, às terças, quartas e quintas-feiras, e das 9h às 13h, aos sábados. Segundo a secretaria, as visitas em horário estendido devem ocorrer até dia 31 de janeiro.
“Sabemos que em alguma casa os agentes não conseguem entrar, não porque o morador não colabora, mas porque está mesmo fora de casa durante o dia, impossibilitando as visitas. Acreditamos que, com essa possibilidade das visitas após o horário comercial, conseguiremos atingir a grande maioria dos imóveis que encontramos fechados”, disse a gerente do CCZ, Margarete Correia.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Roitberg, essa é uma nova aposta para o combate à dengue. “É a primeira vez que implementamos isso e esperamos ter um bom resultado. Estamos contando com a colaboração da população, mais uma vez”, disse.
Neste ano, São José dos Campos já registrou 14.330 casos de dengue -13.840 autóctones e 490 importados. Somente no chamado ano dengue -a partir de 5 de julho-, são 93 casos -82 autóctones e 11 importados. Em 2015, seis pessoas morreram na cidade vítimas da doença.
Campanha
A prefeitura iniciou em outubro uma campanha de combate à dengue com o tema “Não dê espaço para o Mosquito. Bote a Dengue pra Correr!”. O objetivo é mobilizar a população para a prevenção, antes da chegada do período crítico da doença, que ocorre no verão.
Número de criadouros preocupa
Mesmo com a epidemia vivida neste ano, a última ADL (Avaliação de Densidade Larvária) feita pelos técnicos do CCZ, de 15 a 28 de outubro, identificou larvas do mosquito da dengue em todas as regiões de São José e encontrou 14.378 recipientes em condições favoráveis para o Aedes aegypti.
Posts Relacionados

Novo credenciamento vai reforçar equipes de enfermagem nas UBSs

‘Fitness Rosa’ expande ações preventivas ao câncer de mama

Polícia prende suspeito de matar homem com bloco de concreto em Taubaté
