São José recebe workshop sobre Astronomia

Objetivo é discutir projetos de instrumentação astronômica

Escrito por: Meon Redação2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

No dia 7 de novembro, das 9h às 17h, acontece a 1ª Edição do Workshop Mirando as Estrelas, promovido pelo escritório brasileiro GMTBrO. O evento gratuito será sediado na Universidade do Vale do Paraíba (Univap), no Campus Urbanova, e deve reunir pesquisadores, professores e estudantes das áreas de Engenharia, Física e Astronomia para discutir projetos de instrumentação astronômica. O prazo para inscrição é 30 de outubro e deve ser feito no site oficial do evento: clique aqui.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O objetivo geral do evento é abordar os principais instrumentos da Astronomia mundial nos quais a comunidade brasileira tem participação ativa em seu desenvolvimento. O destaque será o Telescópio Gigante Magalhães (GMT), parte da nova geração de megatelescópios, que está sendo construído em Las Campanas, no Chile. Além das mesas-redondas com renomados cientistas brasileiros sobre projetos de instrumentação, haverá a apresentação de cases que serão investigados quando o GMT entrar em operação, no início da década de 2030, e discussões sobre a importância da divulgação científica para a sociedade.

A origem do workshop

O Giant Magellan Telescope Brazil Office (GMTBrO) é resultado da participação do estado de São Paulo no consórcio GMTO, responsável pela construção do telescópio. Nos últimos anos, tornou-se uma grande organização com diversos subgrupos de expertise, incluindo Engenharia de Sistemas, Engenharia Óptica e Engenharia Mecânica, atuando na divulgação, gestão e planejamento do telescópio. Os seus colaboradores e parceiros estão distribuídos por várias localidades, incluindo no exterior. Para garantir que todos os grupos dentro do GMTBrO continuem realizando suas atividades de forma eficaz e eficiente, surgiu a ideia de um encontro anual – o Workshop Mirando as Estrelas.

O nome do evento é inspirado em uma iniciativa de divulgação científica do projeto. A série homônima, produzida em parceria com a TV Univap, será um produto inédito no país para abordar a participação da comunidade brasileira em projetos de instrumentação astronômica. A estreia da série acontecerá durante o workshop e também estará disponível no canal do GMT Brasil, no YouTube, com episódios mensais.

Tags:destaquermvalerotativoPublicado em: