Segunda fase do Vestibular Unesp Meio de Ano acontece em SJC
Exame será aplicado em seis cidades, incluindo São José dos Campos

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplica neste sábado (20) e domingo (21) as provas da segunda fase do Vestibular Meio de Ano 2026. O processo seletivo registra 3.225 candidatos convocados, que disputam 180 vagas em cursos de graduação. Os locais de exame estão disponíveis para consulta individual na página oficial da Fundação Vunesp.
A seleção deste meio de ano traz como destaque a oferta inédita no país do curso de Língua e Cultura Chinesas, com 36 vagas para o campus de Assis. As outras 144 vagas são voltadas para as carreiras de Engenharia Agronômica, Civil, Elétrica e Mecânica, com atividades na unidade de Ilha Solteira.
Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
Distribuição dos candidatos e estrutura das provas
As avaliações serão descentralizadas em seis municípios paulistas. A capital lidera em volume de estudantes, seguida por outras regiões do interior e do Vale do Paraíba:
- São Paulo: 1.523 candidatos;
- São José do Rio Preto: 544 candidatos;
- Bauru: 528 candidatos;
- São José dos Campos: 293 candidatos;
- Ilha Solteira: 181 candidatos;
- Assis: 156 candidatos.
O formato da segunda fase exige dos vestibulandos respostas dissertativas e produção textual. No primeiro dia (sábado), os estudantes responderão a 24 questões discursivas abrangendo Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática.
No segundo dia (domingo), o cronograma prevê a elaboração de uma redação em gênero dissertativo-argumentativo, além de 12 questões discursivas de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte). A banca organizadora ressalta que as provas podem conter abordagens interdisciplinares.
Em ambos os dias, os portões dos prédios serão fechados pontualmente às 13h30, sendo permitida a entrada dos estudantes a partir das 13h. O exame terá duração total de cinco horas por jornada.
Para ter acesso à sala de prova, é obrigatório apresentar um documento de identidade original com foto (como RG, Carteira de Identificação Nacional, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte). Em termos de material de apoio, a organização autoriza exclusivamente o uso de caneta esferográfica de tinta preta e régua transparente. Para sanar dúvidas complementares sobre o andamento do processo seletivo, a Vunesp disponibiliza o canal “Fale Conosco” em seu portal de atendimento.
Foto: Reprodução\ Gemini
Posts Relacionados

Datafolha aponta Tarcísio com 50% e Haddad com 30% em São Paulo

Preço do etanol nas usinas de São Paulo dispara quase 20% em cerca de um mês

Unesp divulga resultado de isenção e redução da taxa do Vestibular 2027 nesta segunda
