Silêncio do governo estadual põe em xeque Festival da Mantiqueira 2016
Entidades que organizam o evento aguardam parecer da Secretaria de Cultura


Interrogação:ninguém arrisca se o encontro literário acontece ou não em 2016
Divulgação
O silêncio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo a respeito da edição 2016 do Festival da Mantiqueira de Literatura está preocupando as entidades envolvidas em um dos maiores eventos literários do Estado. Nos dois últimos anos o encontro aconteceu no mês de abril, sempre no distrito de São Francisco Xavier. Até agora, no entanto, ninguém arrisca que a 9ª edição do evento aconteça este ano.
A APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), que recebe do governo estadual a verba para a realização do encontro literário ainda não foi notificada. Por meio de sua assessoria de imprensa, a associação informou que espera o contato da Secretaria de Cultura para dar início à organização do evento.
Em São José, a FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) também afirma estar de mãos atadas. A assessoria de imprensa corrobora o discurso da APAA de que ninguém ainda foi procurado. A Fundação inclusive aguarda o aval da pasta para organizar a programação da Tenda Cassiano Ricardo, que dá espaço aos autores da região.
Organizador do Prêmio São Francisco Xavier de Literatura, que também acontece durante o Festival da Mantiqueira, Cristóvão Cursino perdeu as contas de quantas vezes cobrou uma posição dos organizadores do evento, sempre obtendo a mesma indefinição como resposta. Sem resolução, Cursino já procura um outro local para sediar o prêmio, que este ano contou com a inscrição de aproximadamente 400 trabalhos entre crônicas e poesias.
“Vamos fazer a entrega independente da realização do festival, mas essa indefinição é lamentável. Já vínhamos percebendo ao longo dos anos um abandono do governo estadual, um certo desdém com a organização do evento e acredito que este ano, infelizmente, o Festival da Mantiqueira está em xeque”, explica.
Silêncio
O assunto parece mesmo ser um tabu dentro da Secretaria de Cultura. Desde o dia 18 de fevereiro nossa reportagem vem tentando contato com a assessoria de imprensa da pasta, sem obter ao menos uma nota como retorno. Neste período foram cinco e-mails enviados e outra série de ligações que ficaram sem retorno.
Conforme matéria publicada em 2015 pelo Meon, o evento sempre foi um dos preferidos dos escritores no circuito de festivais literários em todo o país. À época, o autor Mário Prata, ressaltou a interação com os participantes e o clima despojado do encontro como as melhores características do Festival da Mantiqueira.
“É outro esquema. Fica praticamente todo mundo no mesmo hotel. Aí a gente senta e continua o papo. Na rua também é bacana porque há uma interação boa com o público. Não é aquela coisa de chega em um dia, faz a palestra e vai embora”, disse.
O Festival da Mantiqueira já trouxe ao distrito nomes como Ferreira Gullar, Milton Hatoum, Luis Fernando Veríssimo, Marçal Aquino, Mário Prata, Zuenir Ventura, Cristóvão Tezza, Xico Sá, Frabrício Carpinejar e outros grandes nomes do primeiro time da literatura nacional.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
