Por Hairton Ponciano Em Noticias

Sol ataca carro sujo

Exposição prolongada desgasta pintura, mas limpeza ajuda a reduzir os danos

carro_sujo_servico_1

Lataria suja e com poeira pode detonar o veículo com a exposição ao sol

Reprodução

O verão terminou, o outono chegou e o sol ainda não deu trégua. Todo mundo sabe que é preciso tomar cuidados para evitar queimaduras na pele. No caso do veículo, a carroceria está preparada para resistir às agressões, mas, com o passar do tempo, essa proteção fica comprometida. Cuidados simples, como manter "a pele" do veículo limpa, reduzem os danos.

Especialista da área de assistência técnica e treinamento da fabricante de tintas PPG, Franklin Jeronimo diz que um dos efeitos desse desgaste é a perda de brilho. De acordo com ele, manter a superfície limpa reduz o efeito desse tipo de dano pois a incidência solar acaba sendo uniforme sobre as áreas mais sensíveis, como capô, teto e tampa do porta-malas (principalmente nos sedãs).

Se houver sujeira, aumenta a possibilidade do surgimento de manchas na pintura.

Até mesmo gotas d’água sobre veículos que ficam expostos ao sol podem causar danos, pois, segundo Jeronimo, há risco de elas funcionarem como um prisma (lente de aumento), potencializando a incidência dos raios solares.

Para o supervisor de desenvolvimento da PPG, Ricardo Vettorazzi, esses efeitos demoram mais a aparecer em veículos que mantêm a pintura original de fábrica. "Nesse caso, o desgaste ocorre de forma mais uniforme e natural", concorda o coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Alessandro Rubio.

Em carros repintados, aumenta a possibilidade de danos em caso de exposição severa ao sol. Se for preciso fazer algum tipo de reparo, deve-se utilizar materiais de boa qualidade (tinta e verniz) e procurar por profissionais gabaritados.

FIQUE DE OLHO

ENCERAMENTO
Cera serve mais para embelezar do que para conservar e, como desgasta o verniz, não deve ser aplicada com frequência;

SOL OU SOMBRA?
Quanto menor a exposição ao sol, menor será a deterioração da pintura, informa o Cesvi;

CUIDADO COM ÁRVORES
Embora protejam o veículo do sol, algumas liberam seiva que pode atacar a pintura;

FEZES DE PÁSSAROS
Como são muito ácidas, devem ser removidas o quanto antes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Hairton Ponciano, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.