Por Conteúdo Estadão Em Noticias

Três subsistemas têm queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas do País

Três subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN) registraram queda de nível dos seus reservatórios no último domingo - Sul, Sudeste/Centro-Oeste/Nordeste - de acordo com o Boletim de Monitoramento do Covid do Ministério de MInas e Energia (MME). Apenas o subsistema Norte teve alta de 0,1% da água acumulada nas hidrelétricas, atingindo 83,8%.

O subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o mais importante do SIN, teve queda de 0,1% no nível dos reservatórios, para 33,2%, a pior situação entre as regiões. O subsistema Sul caiu 0,1%, para 55,4%, e o subsistema Nordeste recuou 0,2%, para 64,8%.

Apesar da pior seca que o Brasil enfrenta nos últimos 91 anos, o MME afirma que não houve alteração na média da energia hidráulica armazenada no SIN, que está em 43%.

A carga média foi de 58.568 megawatts, 2,53% acima do mesmo dia da semana anterior, e 9,46% superior ao mesmo dia da semana de 2020, além de 4,48% maior do que o mesmo dia da semana em 2019. "Não foram verificadas ocorrências significativas no SIN que prejudicassem atendimento da carga", informa.

O baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas tem obrigado o Operador Nacional do Sistema (ONS) a despachar um maior número de termelétricas, que possuem custo mais caro, o que vem encarecendo a conta de luz do brasileiro.

O governo tem garantido, no entanto, que não há risco do País viver novamente um apagão de energia, como no início dos anos 2000.

Além das térmicas, o governo conta com importações de energia da Argentina e Uruguai, que ainda não foram necessárias, segundo o boletim do MME.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.