Por Rodrigo Samy Em Noticias

Um carro indiano para as trilhas

2014_veiculo_utilitario_esportivo_scorpio_MOV_Mahindra_Off_road_vehicle_divulgacao_mahindra.jpg

Utilitário acomoda com certo conforto até sete ocupantes e tem duto de ar-condicionado para os que viajam atrás

Divulgação/Mahindra

O utilitário-esportivo Scorpio, que já foi vendido no Brasil como SUV - a Pirelli detêm os direitos do nome Scorpion e derivados - acaba de voltar rebatizado de MOV, sigla para Mahindra Off-Road Vehicle (algo como veículo fora de estrada). Tabelado a R$ 97.900, o indiano montado em Manaus é o jipe com motor a diesel e tração 4x4 mais em conta do país.

Mesmo com esse incontestável apelo, o carro nem de longe faz sucesso. Nos últimos quatro anos, teve menos de 250 unidades emplacadas no País. Pesa contra o fato de a Mahindra ser pouco conhecida no Brasil e ter só 26 autorizadas.

Com 4,32 metros de comprimento (apenas 8 cm a mais que um Ford EcoSport), o MOV leva até sete pessoas. Se para os passageiros a vida é boa, para o motorista a realidade é outra.

Os percalços começam com o cinto de segurança, que não tem regulagem de altura. Os comandos do som são imprecisos e as teclas dos vidros elétricos ficam no console central, longe do alcance.

Com banco sem ajuste de altura e volante que traz o recurso, mas é ruim de usar, o MOV é um jipe no qual é difícil achar uma boa posição de guiar.

O ar-condicionado é analógico e barulhento, mas dá conta do recado e tem uma saída para o banco de trás. Como a direção hidráulica é muito leve, falta firmeza em velocidade alta.

A suspensão foi recalibrada em relação à do modelo anterior, no qual era muito mole. No geral, está bem acertada.

O motor, turbodiesel com intercooler tem 2,2 litros e gera 120 cv. O câmbio é manual de cinco velocidades.

A tração, acionada por meio de um seletor no console, pode ser ativada com o MOV rodando a até 40 km/h.

O Mahindra vai bem em terrenos acidentados. Com vão livre de 21 cm, encara rampas com até 35° de inclinação.

Ficha técnica
Preço sugerido
R$ 97.900

Motor
2.2, 4 cil., turbodiesel

Potência (cv)
120 a 4.000 rpm

Torque (mkgf)
29,5 a 5.100 rpm

Câmbio
Manual, 5 marchas

MOV
Prós
Espaço
Utilitário acomoda com certo conforto até sete ocupantes e tem duto de ar-condicionado para os que viajam atrás.

Contras
Ergonomia
Posição de condução é ruim e os comandos ficam distantes do motorista. Falta ajuste de altura do cinto e do banco.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Samy, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.