Primeira mão: álbum de fotos mostra passeio de teleférico em Aparecida
O teleférico que liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro começa a operar nesta sexta-feira (30) em Aparecida. A construção, que durou um ano, deve ser inaugurada oficialmente em 25 de junho. Nesta quinta-feira (29), um dia antes da abertura ao público, o Meon fez o percurso e traz, em primeira mão, um ensaio fotográfico da vista oferecida pela nova atração turística da capital da fé católica.















O teleférico que liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro começa a operar nesta sexta-feira (30) em Aparecida. A construção, que durou um ano, deve ser inaugurada oficialmente em 25 de junho. Nesta quinta-feira (29), um dia antes da abertura ao público, o Meon fez o percurso e traz, em primeira mão, um ensaio fotográfico da vista oferecida pela nova atração turística da capital da fé católica.
Cercada de polêmicas, como a instalação das torres perto das casas e a passagem do teleférico sobre a via Dutra, que poderia distrair os motoristas e causar acidentes, a inauguração segue como prevista pela Arquidiocese de Aparecida.
O prefeito de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira (PSDB), também visitou o teleférico. A intenção, segundo ele, era realizar uma última fiscalização e emitir o alvará definitivo de funcionamento. “Dei uma volta. O passeio foi muito agradável”.
Siqueira afirma que as polêmicas geradas com a construção são infundadas e que não representam a opinião da população. “Não vai invadir a privacidade de ninguém e nem atrapalhar a via Dutra. Pelo contrário, vai aumentar a acessibilidade aos nossos pontos turísticos, facilitar a vida de idosos e outras pessoas que têm dificuldade de locomoção, além de fomentar o turismo na cidade. Queremos que a pessoa que visita Aparecida fique mais tempo, e o teleférico vai contribuir com esse objetivo”, diz.
Passeio
A partir desta sexta-feira (30), 47 cabines vão fazer o percurso de 1,17 km de distância. Entre a estação do Cruzeiro no alto do morro e a parada dentro do pátio do Santuário, há um desnível de quase 115 metros de altura. A atração funcionará diariamente, entre 8h e 17h30.
A viagem dura de 5 a 8 minutos. O tempo varia conforme a quantidade de passageiros. Uma cabine pode acomodar até seis pessoas. Cinco cabines são adaptadas para transportar visitantes com cadeira de rodas.
O preço do passeio é R$ 10 para subir até o Cruzeiro e outros R$ 10 para quem quiser descer até o Santuário. O bilhete pode ser comprado na hora, nas duas paradas do teleférico. Crianças de até seis anos não pagam. Quem tem entre 6 e 11 anos ou mais de 60 anos paga meia entrada.
Oito funcionários fazem a manutenção diária dos equipamentos. Importado da suíça, o conjunto que compõe o teleférico é projetado para funcionar inclusive na falta de energia elétrica, quando um motor a diesel é acionado para possibilitar o desembarque dos visitantes.
Aparentemente, segundo o que a reportagem pode observar, o calor será um problema que os turistas vão enfrentar dentro das cabines. Existem apenas duas pequenas entradas de ar no teleférico nas janelas da porta fechadas com grades.
A Bontur, responsável pela construção e administração do teleférico, recebeu em troca da obra para o Santuário, a concessão dos lucros do equipamento até 2029, quando os Padres Redentoristas da Basílica assumirão a operação da atração turística.
Posts Relacionados


Ecomuseu CSJ realiza Mutirão no Dia Mundial da Limpeza no Jardim Pararangaba

Semana Nacional do Trânsito tem ações educativas nas rodovias do Vale do Paraíba
