Alunos da Unesp protestam contra fechamento de curso em São José

Medida deve afetar estudantes e projetos beneficentes da universidade

Escrito por: Idelter Xavier3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20160512_unesp_protesto_sjc

Estudantes tomaram a avenida José Longo na tarde desta quinta-feira (12)

Arquivo pessoal

Os alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de São José dos Campos fazem uma manifestação contra o fechamento do curso de odontologia noturno na universidade. Os estudantes se reuniram em frente à faculdade na manhã desta quinta-feira (12) e tomaram a avenida José Longo por volta do meio-dia.

Há muito tempo os alunos da universidade vêm pedindo uma reestruturação no curso, que tem uma carga horária muito pesada e exaustiva. De acordo com a estudante Amanda Almeida, do quarto ano de odontologia, a diretoria enviou uma proposta com diversas mudanças no curso, porém, uma delas é o fechamento da turma noturna.

“O fechamento das turmas noturnas irá prejudicar grande parte dos estudantes. Apesar de ser uma universidade pública, a maioria dos alunos precisa trabalhar durante o dia, para conseguir pagar as despesas da faculdade, que não são baratas”, relata Amanda.

“Além disso, diversos projetos são realizados pelos alunos do curso noturno. O atendimento de pessoas com câncer, por exemplo, acontece somente no período da tarde e da manhã, momento em que os estudantes do curso integral estão em aula. A área de pesquisas, que é um forte da nossa universidade, também será diretamente afetada”, diz a estudante.

O diretório acadêmico luta pela reestruturação há mais de três anos e vêm dialogando com a reitoria no decorrer das negociações, mas sem obter sucesso em relação a decisão do fechamento do curso noturno.

“O principal objetivo do nosso manifesto é fazer com que essa ata não passe. Os alunos precisam ser ouvidos, principalmente em um assunto que vai afetar diretamente os estudantes”, conclui Amanda.

Unesp
O campus de São José dos Campos da Unesp se manifestou através de uma nota oficial, esclarecendo que a proposta enviada ao colegiado da unidade busca adequar a estrutura curricular do curso de odontologia, sem alterações desde 2006. Além de afirmar que as mudanças serão aplciadas somente a novos alunos após a autorização da reestruturação curricular. “É notória a necessidade de adequações, principalmente, com a inclusão de disciplinas relacionadas com as novas tecnologias e inovações, como, aquelas que atendam a demanda social. Não existe qualquer possibilidade de alterar o curso que esta sendo ministrado atualmente. A nova Estrutura Curricular, se aprovada, passa a ter validade somente para os ingressantes do ano em que esta for implantada”, explica universidade.

Os atuais cursos, Integral (4 anos) e Noturno (6 anos), possuem uma carga horária de 4.335 horas e a unidade propões que aumente para 4.860 horas, porém com mais espaços para atividades complementares. “O curso integral é ministrado em uma grade com poucos espaços para a realização de atividades complementares como Pesquisa e Extensão Universitária e o curso noturno ocupa todo o horário disponível, inclusive aos sábados. A reestruturação curricular contempla a inclusão de disciplinas que atendam a necessidade da sociedade e dos alunos”.

A Unesp ainda completa que a decisão por apenas uma turma integral, com 80 vagas, foi definido após a compreensão de um curso com duração de 7 anos e meio ser inviável. “Levando em consideração o incremento da carga horária obrigatória e possibilitar aos estudantes a participação de outras atividades de formação o curso integral deverá ser ministrada em 5 anos. E o curso noturno em 7 anos e meio, verificado tornar-se-ia inviável pelo custo operacional e pela baixa procura. Desta forma, encontra-se em tramitação a Proposta de Reestruturação Curricular no período integral com o número de vagas oferecidas de 80 vagas, sendo as 50 oferecidas atualmente e mais 30 vagas (atualmente oferecido no período noturno)”, diz.

Publicado em: