Após denúncia de assédio, Univap e empresa de ônibus afastam motorista

Depois que duas alunas da Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, acusaram um motorista do ônibus interno do Campus Urbanova de assédio sexual, a direção da Braga Turismo -empresa terceirizada e responsável pelo transporte de estudantes dentro da universidade- afastou o funcionário das atividades no local.

Escrito por: Do Meon3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20141010_univap_urbanova_flavio_pereira_2_de_3

Alunas da Univap, em São José, acusam motorista de assédio sexual

Flávio Pereira/Meon

Depois que duas alunas da Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, acusaram um motorista do ônibus interno do Campus Urbanova de assédio sexual, a direção da Braga Turismo -empresa terceirizada e responsável pelo transporte de estudantes dentro da universidade- afastou o funcionário das atividades no local.

De acordo com a empresa, apesar de afastado desde terça-feira (18), o motorista não vai ser demitido até que as circunstâncias da denúncia sejam apuradas. No relato do motorista à companhia, ao perceber uma mudança de rota, as meninas ficaram nervosas e começaram a gritar.

A Braga Turismo esclarece que o condutor mudou o caminho por orientação da própria empresa. Segundo a assessoria, no trajeto antigo, os ônibus estavam batendo a traseira em um trecho da estrada. Na nova rota, o carro vai um pouco além da área conhecida como fazendinha, um local pouco iluminado e com muita vegetação.

A empresa informa que vai investigar, junto com a universidade, a conduta do funcionário e se certificar se realmente houve assédio.

Entenda o caso 
Na noite da última segunda-feira (17), duas alunas disseram ter sido vítimas de assédio sexual dentro do campus da Univap em São José dos Campos. A ação teria ocorrido por volta das 22h dentro de um dos ônibus que faz o transporte interno na universidade.

As estudantes afirmam que estavam sozinhas no circular quando o veículo alterou sua rota inesperadamente. Ao pedir uma explicação, o motorista teria dito que estava as levando para o “matinho”. No momento, outros dois estudantes se aproximavam do ponto onde o ônibus estava parado e, ao perceber a movimentação o motorista teria dito “fica para a próxima” enquanto as duas desciam.

O Meon apurou que o caso foi comunicado para a universidade, mas ainda não foi registrado boletim de ocorrência na Polícia Militar ou Civil.

Outro lado
A assessoria de imprensa da Univap informa por nota que a ocorrência foi registrada na administração do Campus Urbanova e que o condutor em questão estava substituindo o motorista titular da linha.

Depois da denúncia, a universidade entrou em contato com a Braga Turismo e notificou que o “motorista envolvido no caso não está mais autorizado a prestar serviço em suas dependências”.

“A universidade preza pela segurança de todos que circulam em sua área (alunos, funcionários) e mantém um consistente quadro de funcionários próprios e de empresas contratadas para fazer a segurança no campus”, diz a nota.

No comunicado há ainda a seguinte afirmação: “diferentemente do que está publicado, a Assessoria de Imprensa da Univap não foi procurada pela reportagem do Portal Meon para prestar quaisquer informações”.

O Meon reafirma que a assessoria de imprensa da Univap foi procurada por telefone na noite desta quinta-feira (20), mas não foi atendido. A reportagem esclarece que além da assessoria, também procurou o departamento de comunicação interna da universidade e não obteve sucesso. A redação possui o registro de todas as tentativas de contato.

Publicado em: