Corpo de Bombeiros continua combatendo incêndio na Serra Fina

O fogo em área vegetal iniciou-se em território mineiro na quinta (16) e atingiu o território paulista na manhã de sexta-feira (17)

Escrito por: Nicole Almeida2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros informou, na manha deste sábado (18), que continua combatendo o incêndio na Serra Fina, seção de serra da Mantiqueira. O fogo em área vegetal, no Pico da Pedra da Mina, iniciou-se em território mineiro na quinta-feira (16) e atingiu o território paulista na manhã desta sexta-feira (17).

De acordo com os bombeiros, as equipes que trabalham desde sexta obtiveram sucesso em extinguir o incêndio em torno do acampamento, e aguardavam o transporte aéreo para um novo ponto de combate ao incêndio florestal, onde o acesso é difícil.

Cerca de 60 bombeiros militares foram escalados para atuar no combate ao incêndio neste sábado, além de um helicóptero águia e outro destinado ao transporte da tropa.

“As chamas nesta manhã, 18, estavam visíveis e bastante altas. No momento, venta forte no local e o acampamento foi atingido por um forte nevoeiro e muita fumaça que atrapalha a visibilidade”, informaram.

Sobre a ajuda de voluntários, o órgão afirmou que considerando os fatores de risco envolvidos em uma operação em montanha, não permitirá a participação de pessoas que não sejam profissionais qualificados, previamente cadastrados e já escalados para a ação

Divulgação/Corpo de Bombeiros
Divulgação/Corpo de Bombeiros

Pico da Pedra da Mina

Na manha de sexta-feira (17), o incêndio atingiu a região do Pico da Pedra da Mina, quarta montanha mais alta do Brasil, e a mais alta do estado de Sao Paulo.

Como a área atingira é extensa e localiza-se na divisa dos estados de Sao Paulo e Minas Gerais, os estados trabalhavam em conjunto, sendo que cada estado, organizava o combate a partir de seu território.

O Corpo de Bombeiros instalou um posto para combater o incêndio no campo da Faculdade de Educação Física, em Cruzeiro; o aceso por terra até o local seria possível após dois dias de caminhada. Através do posto, os bombeiros foram transportados de helicóptero Águia até a região do fogo.

Tags:destaquerotativoPublicado em: