vale do paraiba

Embraer firma parceria com a Holanda para desenvolver tecnologias militares

Iniciativa vai aprimorar tecnologias baseadas em inteligência artificial

Escrito por Rubens Baracho

21 NOV 2025 - 09H00

Divulgação

A Embraer, fabricante brasileira de aeronaves com sede em São José dos Campos (SP), anunciou nesta quinta-feira (20) uma nova parceria estratégica com a Holanda para o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao setor militar. O acordo reforça a cooperação entre os dois países e amplia o histórico de colaborações em defesa e inovação.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Segundo a Embraer, o objetivo é fortalecer o sistema de defesa holandês por meio de estudos e pesquisas conduzidos em parceria com a Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada (TNO) e empresas do setor de tecnologia e defesa. A colaboração terá foco no desenvolvimento de sistemas multiagentes, gestão integrada de dados e apoio a missões de vigilância, ampliando a agilidade e a eficiência operacional.

O projeto também prevê aplicações baseadas em inteligência artificial, com o intuito de melhorar processos de tomada de decisão em operações militares complexas. A iniciativa inclui o desenvolvimento de plataformas capazes de fornecer dados em tempo real e soluções avançadas para gerenciamento de frotas.

A relação entre Embraer e Holanda vem se fortalecendo nos últimos anos. Em outubro, a fabricante brasileira anunciou a venda de 20 jatos comerciais E195-E2 para a empresa holandesa TrueNoord, em um contrato avaliado em US$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 9,8 bilhões).

Outro marco importante ocorreu em 2024, quando a Holanda adquiriu cinco cargueiros militares C-390 Millennium para a Força Aérea Real Holandesa. O modelo, reconhecido pelo desempenho superior entre aeronaves de médio porte, possui capacidade de transportar até 26 toneladas, além de operar em pistas não pavimentadas e ser utilizado em variadas missões — de transporte e lançamento de tropas a combate a incêndios e ações humanitárias.

A parceria anunciada nesta quinta reforça o posicionamento da Embraer como referência global em tecnologia aeroespacial e consolida a aproximação estratégica entre Brasil e Holanda na área de defesa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em vale do paraiba

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.