Estátua de Jacques Costeau é retirada do fundo do mar em Ubatuba
Peça passará por limpeza e restauro e depois será recolocada


Estátua do oceanógrafo Jacques Costeau que foi retirada do fundo do mar
Divulgação/PMU
A estátua do oceanógrafo Jacques Costeau foi retirada do fundo do mar nesta quinta-feira (11) para passar por um processo de limpeza e restauração. A estátua estava instalada na Praia do Leste, na Ilha Anchieta, em Ubatuba.
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (CMT) e da Associação das Operadoras de Mergulho do Litoral Norte.
A ideia da prefeitura é levar a estátua para a Praça da Baleia ou outro lugar apropriado que ofereça segurança e condições adequadas de manutenção. A estátua será recolocada no fundo do mar assim que o procedimento for encerrado.
“O objetivo não é só de valorizar a importância do homenageado, mas dar atenção a essa estátua como forma de destacar mais esse atrativo do município”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Luiz Bischof, em nota.
Segundo a prefeitura, o procedimento incluirá a retirada da sujeira e das algas que estão impregnadas na estátua, que também receberá nova pintura.
A peça ainda passará por um processo de restauro devido a danos ocasionados pelo tempo. De acordo com informações da Setur, não é possível ainda fornecer mais detalhes sobre a restauração, pois não se sabe com precisão o estado da estátua, o que será possível somente após a limpeza da peça.

Mergulhador posa para foto junto de estátua, que será restaurada
Divulgação/PMU
Histórico
Uma estátua em tamanho natural de Jacques Custeau foi colocada no fundo do mar pela Associação das Operadoras de Mergulho em 15 de novembro de 1997, como forma de homenagear o mergulhador e cientista francês.
Na ocasião, foram reunidos mais de 200 mergulhadores na tentativa de quebra de recorde de mergulho simultâneo. Esse local acabou se tornando um atrativo, consolidando um ponto importante para a realização de mergulho.
A estátua encontra-se na areia, aos 9 metros de profundidade, próxima ao costão rochoso da Praia do Leste na Ilha Anchieta, ponto que agrega uma grande diversidade de vida marinha.
Jacques- Cousteau
Jacques-Yves Cousteau foi oceanógrafo, explorador, conservacionista, documentarista e um cineasta francês, que morreu no dia 25 de junho de 1997.
Também conhecido como Capitão Cousteau, ele foi pioneiro na luta pela conservação marinha e era um apaixonado pelos mares.
Posts Relacionados

Patrulha Maria da Penha detém motorista embriagada após colisão na contramão no Jardim Ismênia em SJC

Taubaté estreia no Circuito Sesc de Corridas com provas de 6 km e 10 km

Núcleo urbano do Capão Grosso obtém matrícula de regularização
