Estudantes constroem aeronave de pequena escala por controle remoto
Projeto elaborado é semelhante a de uma aeronave de grande porte


Alunos desenvolveram projeto e querem participar de competição
Divulgação/Unitau
Um projeto elaborado em sala de aula e que agora ‘ganhou asas’. Planejado por estudantes do curso de Engenharia da Unitau (Universidade de Taubaté), a construção da aeronave radiocontrolada de pequena escala teve início no começo deste ano.
Segundo os responsáveis, professores e alunos, a intenção era propiciar o contato prático com a profissão, desde o planejamento até a concepção final da aeronave. Foram seis etapas para a conclusão do projeto, envolvendo estabilidade, projetos, aerodinâmica, elétrica, estrutural e aeroelasticidade.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica, Prof. Me. Pedro Marcelo Alves, a proposta é semelhante ao de uma aeronave de grande porte.
“O engenheiro não é só teoria, essa é uma aplicação muito interessante para os alunos. Desenvolver uma aeronave radiocontrolada de pequeno porte é o mesmo que fazer uma de grande porte, os procedimentos são os mesmos”, afirma o coordenador.
“Eles se empolgaram, foram estudar mais, estão preocupados com assuntos bem específicos. Agregou um conhecimento que eles vão carregar para toda a vida”, acrescenta.

Alunos de Engenharia da universidade envolvidos no projeto
Divulgação/Unitau
Competição
Com a finalização do projeto, os alunos gravaram um vídeo para participarem da competição AeroDesign, que acontece em São José, no ano que vem. O estudante do 7° semestre de Engenharia Aeronáutica, Filipe Ferreira Caetano, avalia a experiência como muito oportuna.
“Foi uma experiência por meio da qual eu pude interligar e aplicar todas as disciplinas, foi uma experiência prática muito útil”, disse.
Posts Relacionados

Novo credenciamento vai reforçar equipes de enfermagem nas UBSs

‘Fitness Rosa’ expande ações preventivas ao câncer de mama

Polícia prende suspeito de matar homem com bloco de concreto em Taubaté
