Grupo de detentos participa de casamento coletivo na P1 de Potim
Evento é aberto aos familiares e faz parte da reintegração dos presos à sociedade


Detentos se casam nesta quarta-feira (8)
Divulgação
Um casamento coletivo na Penitenciária Jair de Guimarães Lima, a P1 de Potim, realiza nesta quarta-feira (8), às 11h, um antigo sonho de 15 detentos e de suas companheiras. O evento será aberto aos familiares.
Ansioso pela cerimônia, o detento Diego, de 31 anos, (o sobrenome não pode ser informado), acredita que oficializar a união representa mais um passo importante para a reintegração à sociedade.
Diego conheceu sua companheira há treze anos, mas moraram juntos por três anos. Quando ele veio a ser preso, sua companheira estava grávida de oito meses. “Não tive condições de bancar um casamento antes e minha companheira tem muita vontade de casar”, disse.
A mesma sensação de felicidade tem Ivan, de 32 anos, que está há três anos com a companheira com quem tem um filho. “Sair em liberdade e saber que tem duas pessoas (esposa e filho) esperando por mim de braços abertos não tem preço”, afirmou.
Programa
O casamento coletivo ação faz parte da 2ª edição da ‘Jornada de Cidadania e Empregabilidade’, que acontece no próprio presídio será das 9h às 16h. Atualmente, a P1 conta com 1.885 presos.
A jornada terá ainda uma apresentação circense com a Companhia Circo e Arte de São José dos Campos. Além disso, os detentos terão acesso a uma série de atividades simultâneas, desde regularização de documentos, mutirão de atendimentos com advogados, realização de exames médicos e participação em palestras com diversos temas.
Segundo a diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde da P1, Karina Prates, as ações qualificam e favorecem a reintegração dos presos à sociedade. “A proposta é humanizar o cárcere, fortalecendo ainda o vínculo familiar que é um forte instrumento de acesso à reintegração do preso”, disse.
Posts Relacionados

Trampolim oferece 625 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no Vale do Paraíba

RMVale registra 24 denúncias de assédio eleitoral nas eleições de 2026

Novo credenciamento vai reforçar equipes de enfermagem nas UBSs
