Homem morre após perseguição e confronto com a GCM em São José dos Campos
Suspeito estaria armado; polícia investiga o caso

Um homem morreu após uma perseguição policial que terminou em confronto com agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) na noite de sábado (30), em São José dos Campos. A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil como morte decorrente de intervenção policial e será investigada.
Segundo o boletim de ocorrência, equipes da GCM realizavam patrulhamento ostensivo quando identificaram um veículo Hyundai HB20 trafegando de forma considerada perigosa, com mudanças bruscas de faixa e velocidade incompatível com a via.
Ao tentarem realizar a abordagem, os agentes afirmam que o motorista desobedeceu à ordem de parada e iniciou uma fuga em alta velocidade. Durante a perseguição, o suspeito teria entrado em um condomínio residencial, onde, de acordo com o registro policial, realizou manobras em direção às equipes, colocando em risco a integridade dos agentes e de moradores.
Ainda conforme o boletim, diante da suposta tentativa de atropelamento, um dos guardas efetuou disparos de arma de fogo dentro do condomínio, mas o motorista conseguiu deixar o local e continuou a fuga por diversas ruas da cidade.
A perseguição seguiu por bairros da região, passando também por uma rodovia. Em determinado momento, o veículo rompeu um obstáculo físico e entrou em uma área de mata.
Confronto armado
Segundo os agentes envolvidos na ocorrência, o suspeito abandonou o veículo e passou a fugir a pé. O boletim relata que ele portava uma arma de fogo calibre .380 e teria apontado a arma em direção aos guardas, dando início a um confronto.
Os agentes efetuaram disparos para conter a suposta agressão. Ainda de acordo com o registro policial, o homem tentou continuar a fuga pela mata, mas foi localizado novamente armado, ocasião em que houve um novo confronto.
O suspeito foi atingido pelos disparos e caiu ao solo. Após a contenção, os agentes apreenderam a arma que estava com ele e acionaram equipes de resgate. No entanto, o óbito foi constatado ainda no local.
Perícia e investigação
A área foi isolada para os trabalhos da Polícia Científica. O boletim informa que houve preservação de dois locais relacionados à ocorrência, embora um deles tenha sido parcialmente alterado após a intervenção inadvertida de um segurança particular que recolheu munições antes da chegada da perícia.
A Polícia Civil informou que todas as providências de polícia judiciária foram adotadas e que a investigação prosseguirá para esclarecer detalhadamente as circunstâncias da ocorrência.
Mandado de recaptura
Ainda segundo a polícia, o homem que morreu durante a ocorrência possuía um mandado de recaptura em aberto expedido pela Vara Regional do Departamento Estadual de Execução Criminal (DEECRIM), relacionado ao retorno ao regime fechado.
O veículo utilizado pelo suspeito foi periciado no local e posteriormente entregue a um familiar habilitado. A Polícia Civil aguarda a conclusão dos laudos periciais que irão subsidiar a continuidade das investigações.
Posts Relacionados

Homem é preso por violência doméstica, ameaça e resistência em São José


