A Embraer entregou nesta semana a segunda aeronave multimissão C-390 Millennium à Força Aérea da Hungria, em cerimônia realizada na Base Aérea de Kecskemét com a presença do ministro da Defesa, Kristóf Szalay-Bobrovniczky, autoridades locais e executivos da fabricante brasileira.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Com a chegada do novo cargueiro, a Hungria se torna o primeiro país operador do modelo a receber todas as unidades contratadas. Desde que entrou em serviço no fim de 2024, o primeiro C-390 húngaro registrou taxa de conclusão de missões superior a 99% e já executou diferentes operações militares e civis.
O ministro da Defesa afirmou que a incorporação das aeronaves representa “um momento inspirador e de grande satisfação” para o país. “Esse tipo de capacidade de transporte é o que faltava na Força Aérea Húngara, mas agora está disponível”, declarou Szalay-Bobrovniczky durante o evento.
Para a Embraer, o marco reforça a presença internacional do programa. “Esta aeronave irá aprimorar ainda mais as capacidades da Hungria ao proporcionar desempenho operacional superior, maior flexibilidade e redução de custos ao longo do ciclo de vida”, disse Bosco da Costa Júnior, presidente e CEO da Embraer Defense & Security, destacando a continuidade da cooperação com o país europeu.
Os C-390 húngaros são os primeiros no mundo equipados com uma Unidade de Terapia Intensiva modular, do tipo roll-on/roll-off, permitindo emprego rápido em missões de evacuação médica. O modelo também pode atuar em apoio humanitário, busca e salvamento, transporte de tropas e cargas, lançamento aéreo e reabastecimento em voo.
A Embraer, fundada em 1969, já entregou mais de 9 mil aeronaves e é líder global na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos, além de ser a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.
IR 2025: Receita Federal abre consulta a lote residual
Mais de 3 mil pessoas da região têm restituição a receber
Bolsonaro é preso preventivamente pela PF
Vigília convocada pelo filho Flávio teria sido motivo da prisão
Previsão do tempo nesta sábado (22) em São José
Temperaturas seguem elevadas no Vale do Paraíba neste fim de semana
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.