vale do paraiba

Hungria recebe segundo avião cargueiro C-390 da Embraer

Aeronave tem capacidade para transportar até 26 toneladas

Escrito por Rubens Baracho

22 NOV 2025 - 08H38 (Atualizada em 22 NOV 2025 - 08H43)

Divulgação

A Embraer entregou nesta semana a segunda aeronave multimissão C-390 Millennium à Força Aérea da Hungria, em cerimônia realizada na Base Aérea de Kecskemét com a presença do ministro da Defesa, Kristóf Szalay-Bobrovniczky, autoridades locais e executivos da fabricante brasileira.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Com a chegada do novo cargueiro, a Hungria se torna o primeiro país operador do modelo a receber todas as unidades contratadas. Desde que entrou em serviço no fim de 2024, o primeiro C-390 húngaro registrou taxa de conclusão de missões superior a 99% e já executou diferentes operações militares e civis.

O ministro da Defesa afirmou que a incorporação das aeronaves representa “um momento inspirador e de grande satisfação” para o país. “Esse tipo de capacidade de transporte é o que faltava na Força Aérea Húngara, mas agora está disponível”, declarou Szalay-Bobrovniczky durante o evento.

Para a Embraer, o marco reforça a presença internacional do programa. “Esta aeronave irá aprimorar ainda mais as capacidades da Hungria ao proporcionar desempenho operacional superior, maior flexibilidade e redução de custos ao longo do ciclo de vida”, disse Bosco da Costa Júnior, presidente e CEO da Embraer Defense & Security, destacando a continuidade da cooperação com o país europeu.

Os C-390 húngaros são os primeiros no mundo equipados com uma Unidade de Terapia Intensiva modular, do tipo roll-on/roll-off, permitindo emprego rápido em missões de evacuação médica. O modelo também pode atuar em apoio humanitário, busca e salvamento, transporte de tropas e cargas, lançamento aéreo e reabastecimento em voo.

A Embraer, fundada em 1969, já entregou mais de 9 mil aeronaves e é líder global na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos, além de ser a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em vale do paraiba

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.