Justiça do Trabalho de Caraguá entra na Era dos processos digitais

A Vara do Trabalho de Caraguatatuba recebeu a implantação do Processo Judicial Eletrônico, um sistema informatizado desenvolvido para por fim à tramitação de novos processos em papel no Poder Judiciário. Além de modernizar o trâmite, o sistema reduz os gastos públicos porque enxuga os custos da atividade do Judiciário, diminui despesas em material de expediente, pessoal, mobiliário e prédios para a acomodação dos processos que tramitam em autos físicos, arquivos e transporte.

Escrito por: Sérgio Monteiro2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

A Vara do Trabalho de Caraguatatuba recebeu a implantação do Processo Judicial Eletrônico, um sistema informatizado desenvolvido para por fim à tramitação de novos processos em papel no Poder Judiciário.  Além de modernizar o trâmite, o sistema reduz os gastos públicos porque enxuga os custos da atividade do Judiciário, diminui despesas em material de expediente, pessoal, mobiliário e prédios para a acomodação dos processos que tramitam em autos físicos, arquivos e transporte.

O juiz titular da Vara do Trabalho de Caraguá, Roberto Nicacio, disse que a implantação do sistema é um divisor de águas na Justiça. “Ele (sistema) traz uma série de vantagens para o processo em termos de celeridade, de acesso e disponibilidade de processo, economia para o erário e para a fazenda pública porque não é só pelo papel que se economiza, mas também pela guarda do processo, pelo transporte. Tudo isso traz uma economia significativa. Com a redução de energia e transporte, nós conseguimos nos adequar melhor a esse princípio de proteção ao meio ambiente”, explicou.

Nicacio reforçou que as audiências continuam presenciais porque a presença das partes interessadas e dos seus advogados favorece aquilo que o processo do trabalho tem de mais caro, que é a conciliação. “Muitas vezes é na audiência que se consegue a aproximação das partes, que favorece o diálogo. Conversando em audiência, a gente percebe o quanto as partes têm muito mais em convergência do que de divergência e isso facilita muito a solução do conflito” disse.

De acordo com Nicacio, nas Varas que já receberam o processo eletrônico foi percebida uma redução de 75% na tramitação dos processos. “A experiência de dois anos já em outras Varas nos traz essa certeza de que será bastante satisfatória e significativa a evolução do processo judicial pela implantação do sistema eletrônico”, disse. Atualmente 1.600 processos trabalhistas tramitam em Caraguatatuba.

Luiz Tadeu de Oliveira Prado, conselheiro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) disse que o momento é de extrema importância para a advocacia e Judiciário trabalhista da região. “É inquestionável o progresso que todos terão com a implantação desse procedimento. Serão 24h por dia, durante sete dias por semana, e os próprios prazos dos advogados se estenderão até o final do expediente, do dia. Isso é muito bom, os advogados poderão trabalhar em seus escritórios, nas suas residências”, disse.

Publicado em:

Posts Relacionados