vale do paraiba

Operação Casa Limpa percorre região sul de São José

Ação contra a dengue acontece neste sábado (22); veja bairros

Escrito por Rubens Baracho

21 NOV 2025 - 13H00

Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (22), das 7h às 12h, mais uma edição da Operação Casa Limpa, desta vez na região sul da cidade. A ação tem como foco eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e reforçar as medidas de prevenção neste período de calor e chuvas.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

As equipes percorrerão os bairros Jardim do Céu, Jardim Rosário, Conjunto Residencial Sol Nascente, Jardim Terras do Sul, Jardim Oriente, Jardim Oriental e Cidade Morumbi. Durante a operação, serão recolhidos materiais que podem acumular água, como pneus, latas, potes, garrafas, lonas, vasos sanitários, baldes, tambores e piscinas desmontáveis.

A Prefeitura reforça que restos de construção, móveis e madeiras não serão recolhidos pelos agentes. Esses itens devem ser destinados aos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos espalhados pela cidade.

Participação da população é fundamental

A mobilização dos moradores é considerada essencial para o sucesso da iniciativa, especialmente na separação prévia dos materiais a serem retirados. Ao longo deste ano, as 43 edições da Operação Casa Limpa já resultaram na coleta de mais de 30 toneladas de materiais que poderiam se transformar em focos do mosquito.

Cidade mantém controle da dengue

Com base nos resultados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), a Prefeitura ajusta constantemente suas estratégias de combate à dengue. Apesar da redução expressiva de casos no município em comparação com o ano passado, as ações de prevenção seguem intensificadas.

A programação diária das atividades de combate pode ser consultada no site da Prefeitura. A orientação é que os moradores permitam a entrada dos agentes, sempre uniformizados e identificados com crachá, para que possam vistoriar áreas internas das residências.

Em caso de dúvidas, a identificação dos profissionais pode ser verificada online pelo nome ou matrícula. A população também pode buscar orientações sobre eliminação de focos e registrar ocorrências pela Central 156, disponível por telefone, site e aplicativo.

Com a chegada do período mais quente e úmido, quando as larvas se proliferam com maior facilidade, a Prefeitura reforça a importância da prevenção contínua e da colaboração da comunidade para manter a cidade livre da dengue.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em vale do paraiba

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.