População pede acesso ao projeto em segundo dia de audiências pelo WTC

Com cerca de 70 participantes, a segunda audiência pública para discutir as mudanças de zoneamento para a instalação do WTC (World Trade Center), que aconteceu na Casa do Idoso Centro, em São José dos Campos praticamente repetiu as reivindicações realizadas no encontro desta segunda-feira (24).

Escrito por: João Pedro Teles2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20141106_wtc_aquarius_terreno_flavio_pereira_1

Área em verde é alvo de disputa por WTC joseense

Flávio Pereira/Meon

Com cerca de 70 participantes, a segunda audiência pública para discutir as mudanças de zoneamento para a instalação do WTC (World Trade Center), que aconteceu na Casa do Idoso Centro, em São José dos Campos praticamente repetiu as reivindicações realizadas no encontro desta segunda-feira (24).

Das 17 pessoas inscritas para manifestar suas opiniões, a maioria já havia se pronunciado durante a primeira audiência. Portanto, o espaço foi utilizado tanto para afirmar alegações já feitas, quanto para complementar algo também já dito anteriormente.

Assim como na segunda-feira, os questionamentos que dominaram a audiência dizem respeito à pressão com a qual a prefeitura tem tratado o assunto. Em geral, os participantes continuam favoráveis à vinda do megaempreendimento, entretanto, contestam o local onde ele deve ser construído –um terreno de 600 mil metros quadrados na avenida Cassiano Ricardo.

Outro problema apontado pelos participantes é a falta de um projeto estabelecido pelo grupo WTC para a área. Algumas das reivindicações diziam respeito a um “voto no escuro” sem saber como a construção vai impactar no cotidiano do bairro, além do impacto ambiental que o megaempreendimento causaria.

Mesmo assim, em comparação com a audiência que aconteceu na segunda-feira, a impressão é de que os ânimos estavam pouco mais tranquilos. Na segunda, o clima quente deu o tom do encontro.

WTC
Megaempreendimento com centro de convenções, shopping Center, hotel e prédio comercial, o WTC tem custo estimado em R$ 1 bilhão e, de acordo com a prefeitura, pode gerar até 7 mil empregos. Entretanto, a construção exigiria a alteração de zoneamento do terreno onde o complexo seria construído.

Agora restam mais três audiências públicas para ouvir as opiniões sobre a mudança pontual do zoneamento. Na quarta-feira (26), o encontro está marcado para a Casa do Idoso Leste. Já na quinta-feira (27), a audiência acontece na Casa do Idoso Norte. A última reunião vai ser realizada na Casa do Idoso Sul. Todas estão marcadas às 18h.

Publicado em: