Prefeitos avaliam crescimento populacional de 17% no Litoral Norte
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a estimativa da população dos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2014. Com base nesses dados, a população do Litoral Norte é de 310.240 moradores, um crescimento de 17,45% em relação a 2004.


Crescimento na região foi de 17,45% em 10 anos, segundo o IBGE
Jorge Mesquita/Imprensa Livre
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a estimativa da população dos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2014. Com base nesses dados, a população do Litoral Norte é de 310.240 moradores, um crescimento de 17,45% em relação a 2004.
Ilhabela passou de 24.580 moradores para 31.599, um aumento de 28%. Caraguatatuba, com 111.524 habitantes, registrou um crescimento populacional de 20,85% em relação a 2004, quando tinha 92.283 moradores. Em São Sebastião, a população passou de 70.427 para 81.718 -16,03% a mais-, e Ubatuba, de 76.847 para 85.399 habitantes -11,13% a mais.
Ilhabela
Hoje, Ilhabela destaca que, embora o crescimento populacional tenha sido o maior do Litoral Norte, está na média do litoral do estado, que é maior que em outras regiões. Um dos motivos seriam as oportunidades oferecidas pela região, como a exploração do pré-sal, ampliação do porto, melhorias no sistema de acesso, assim como a qualidade de vida.
“Muitos empresários que tinham casa de veraneio têm optado por trazer a família para morar na ilha, fazem seus negócios via internet e ficam um ou dois dias em sua cidade de origem. Isso contribui para o aumento populacional”, informou a prefeitura.
Caraguatatuba
Para o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, 50% das casas no município são de veraneio e a tendência é que as pessoas se aposentem e escolham a cidade para morar. Silva entende que o preço disso é a infraestrutura, a qualidade de vida, itens que são considerados desafios para os administradores.
O prefeito volta a ressaltar a necessidade de melhorias no sistema de acesso, em especial a ligação entre Caraguá e Ubatuba, com a duplicação da rodovia Rio-Santos (SP-55) e a implantação do Hospital Regional para atender a demanda do Litoral Norte. “São ações para melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores e turistas”.
São Sebastião
O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, por meio de sua assessoria de imprensa, destaca que o crescimento populacional requer também aumento nos serviços públicos oferecidos à população. Segundo ele, o impacto de vizinhança causado pela Petrobras devido aos avanços do pré-sal, bem como a ampliação do porto, são fatores determinantes para tal crescimento.
“Portanto, temos de ser vistos de forma diferente pelos governos federal e estadual, no que tange a infraestrutura do município. Não podemos arcar sozinhos com os custos do desenvolvimento do país”, enfatiza.
Ubatuba
O prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato, considera que o crescimento é um reflexo da busca de oportunidade de emprego no setor de comércio e serviços, no caso, turismo, que é o que mais emprega, e mesmo qualidade de vida. Ele destaca a importância da região para o desenvolvimento do país, por estar no eixo da rodovia Dutra e região de Campinas.
Segundo Moromizato, os governos do Estado e Federal precisam ver que o Litoral Norte cresce acima da média, mas a população sobe ainda mais durante a temporada e os recursos repassados são para 310 mil habitantes, sendo que recebe 1,5 milhão de turistas no verão.
As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
Posts Relacionados

PM captura seis procurados pela Justiça em menos de 10 horas na região do 23º BPM/I

Força Tática prende traficante reincidente com mais de 300 porções de drogas em Guaratinguetá

Dupla Bruno & Marrone se apresenta neste sábado (24)em São José dos Campos
