Região tem superlotação em unidades prisionais com quase o triplo das vagas disponíveis

Um fórum para a discutir a situação das cadeias públicas do Vale do Paraíba foi realizado na Secretaria de Educação, em Lorena e contou com vereadores e a participação de diversas autoridades da área da segurança pública que discursaram a respeito do tema.

Escrito por: Da redação2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Um fórum para a discutir a situação das cadeias públicas do Vale do Paraíba foi realizado na Secretaria de Educação, em Lorena e contou com vereadores e a participação de diversas autoridades da área da segurança pública que discursaram a respeito do tema.

Região precisa de dois novos CDPs para suprir a demanda

De acordo com os dados apresentados pelo coordenador da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), da regional de Taubaté, Luiz Henrique Righeti, o Vale do Paraíba tem, ao todo, 13 mil presos, o que representa quase o triplo das vagas existentes.

São quatro cadeias públicas nas cidades de Lorena, Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Guaratinguetá -está última atualmente está fechada para reforma o que sobrecarrega a unidade de Lorena.

Righeti afirmou durante o encontro que, para suprir a demanda da região, seria necessário a construção de mais dois CDPs (Centro de Detenção Provisória), uma na região do Vale Histórico e outra entre São José dos Campos e Jacareí. “Há muita coisa para se discutir. Chamar outras cidades para a discussão também e, quem sabe, o próprio Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba) para participar dessa discussão. Não tem cabimento mais nós termos unidades, hoje, com capacidade para 860 com 1.800 presos”.

O delegado da Seccional de Guaratinguetá, Dr. Marcio Marques Ramalho, concordou com a necessidade de construção de mais uma unidade prisional na região. “As soluções precisam ser dadas por todos os municípios. Cada um tem a sua escola, tem o seu hospital. Agora, e os presos? Também temos que cuidar dos presos. Todas as comarcas, no meu entender, teriam que ter espaço para presos”, argumenta.

Para Ramalho, é necessário que os prefeitos comecem a pensar em locais para a construção de um CDP. “Aqui fica um pedido para todos os prefeitos da região: que reflitam sobre isso e nos ajudem a pensar qual é o melhor local. Porque, realmente, há a necessidade de um presídio de tamanho condizente às nossas necessidades. Não seriam grandes CDP, 200 ou 300 vagas já ajudaria muito”, finaliza.

Publicado em: